domingo, 21 de fevereiro de 2016

Árbitro de vídeo o tema da reunião do (IFAB)

No próximo dia 5 de março o International Football Association Board (IFAB), o único órgão com poder de decisão para autorizar qualquer experimento ou modificações nas REGRAS DO JOGO de futebol, irá realizar a 130ª Reunião Geral Anual na cidade de Cardiff.

O assunto que irá dominar a reunião será a implementação ou não do árbitro de vídeo, como auxílio à arbitragem a dirimir lances polêmicos e/ou que fujam do campo visual do árbitro e dos assistentes numa partida.

A (KNVB) Federação Holandesa de Futebol é a precursora no teste do árbitro de vídeo - há dois anos os holandeses desenvolvem testes na modalidade envolvendo as competições de menor porte, com árbitros, assistentes, atletas, técnicos, imprensa e dirigentes.

De acordo com GIJS DE JONG, um dos diretores do sistema que vêm realizando os testes, os resultados das experiências que serão exibidas na reunião do Board são expressivas. Qualquer irregularidade no jogo, o árbitro central é avisado pelo árbitro de vídeo em onze segundos. Confira nos links abaixo:
http://www.knvb.nl/nieuws/themas/arbitrage-20/15642/de-jong-over-video-experiment-dit-fantastisch-nieuws -
Lembro ainda que a (KNVB) foi a segunda entidade do planeta a aderir a Goal-Line Technology (GLT) - tecnologia na linha do gol. Os holandeses a exemplo da Premier League (Inglaterra) que foi a precursora na implantação da (GLT), há dois anos utilizam na principal competição do País o sistema Hawke-Eye (olho de falcão).

Ainda sobre o árbitro de vídeo há dois estudos mais recentes. Um é da CBF e foi desenvolvido pelo membro do Painel Técnico Consultivo do IFAB, Manoel Serapião que é o representante da CONMEBOL no Board e está no link:http://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/2016/02/autor-de-projeto-com-arbitro-de-video-quer-afastar-malandragem-do-futebol.html.

O outro é da Major League Soccer (EUA/MLS), que também pediu autorização a FIFA e está testando o árbitro de vídeo desde outubro de 2015 em competições não oficiais, mas pouco ou quase nada se sabe a respeito dos testes que realizou ou vem realizando sobre o tema.

Quem irá decidir pela implementação ou não dessa nova ferramenta tecnológica que irá beneficiar sobremaneira os homens de preto, será o IFAB com quatro votos e a FIFA com mais quatro. Dos oito votos é exigido ¾ dos presentes para autorizar qualquer experiência ou modificações nas REGRAS DO JOGO.

Na nossa opinião, a tecnologia como auxílio aos homens que  manejam o apito e as bandeiras é fato inafastável - e mais dia menos dia sua implementação irá acontecer.

Dado ser um esporte diferenciado dos demais que se praticam no planeta, a tecnologia no futebol exige estudos pormenorizados, treinamento de alta propulsão com quem vai manejar os equipamentos tecnológicos fora do campo de jogo em consonância com o árbitro central da partida – é imperativo definir em que tipo de lances irá entrar em cena o árbitro de vídeo e quanto tempo terá a sua interferência e a quem caberá a decisão quando ficar comprovado que houve erro da arbitragem. Nas experiências realizadas há divergências sobre o fato.

PS: Posso estar equivocado, mas diante do que li nos periódicos Daily Mail Online (Inglaterra), L’Equipe.Fr (França), The Sunday Times (Inglaterra) e conhecendo a forma de agir do IFAB e da FIFA, opino que a decisão será postergada e haverá solicitação de novos testes conclusivos a respeito do árbitro de vídeo.

PS (2): A respeito do experimento sobre o árbitro de vídeo, o melhor trabalho desenvolvido até o momento no que concerne ao tempo de duração, a tecnologia empregada, ao treinamento efetivado na teoria e na prática com a arbitragem, atletas, dirigentes e a mídia é o da (KNVB). Não há conhecimento de que alguma entidade  desenvolveu ou esteja desenvolvendo trabalho similar ao da Federação de Futebol da Holanda nos últimos dois anos. Isto não significa que, o experimento da (KNVB) será o escolhido pelo IFAB e a FIFA no próximo dia 5 de março.  
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário