segunda-feira, 28 de março de 2016

Raio-X da arbitragem

A participação do instrutor de arbitragem da CBF e membro do Painel Técnico do (IFAB), Manoel Serapião Filho, na pré-temporada promovida pela Federação Paranaense de Futebol em conjunto com a associação dos árbitros do Paraná ao quadro de arbitragem da casa Gêneris Calvo, não produziu os efeitos desejáveis nas tomadas de decisões dos apitos e bandeiras no atual Campeonato Paranaense.
Por ser um instrutor consagrado no cenário nacional e internacional, Serapião, gerou a expectativa em todos de que seus métodos de excelência ao serem aplicados na pré-temporada aos homens de preto da (FPF), poderia mudar o cenário de pobreza qualitativa que há anos vivencia a arbitragem paranaense.

Após a primeira rodada, os erros de interpretação e aplicação das REGRAS DE FUTEBOL se acentuaram e a perspectiva para a próxima fase é no mínimo preocupante. Não há critério na marcação das faltas, na lei da vantagem, na punição dos cartões amarelos e vermelho e, na REGRA - 11 - IMPEDIMENTO - os assistentes erraram e erraram feio.

Enquanto a (FPF) não formar uma equipe de alto nível para identificar o talento, o dom e a vocação dos seus árbitros, a presença de instrutores de excelência como Manoel Serapião terá pouquíssimo efeito na requalificação do seu quadro de arbitragem.

E, a partir da próxima fase, fui informado de que algumas equipes não desejam a presença de determinados árbitros e bandeiras nos seus jogos - fato levado ao conhecimento em "Off" ao presidente da Federação Paranaense de Futebol Helio Cury e ao presidente da comissão de arbitragem Afonso Vitor de Oliveira. Resta saber qual será a posição da (FPF) sobre o o fato.

PS: O tema árbitro de vídeo será objeto da reunião e discussão do (IFAB) no próximo mês de abril. Porém, as informações que obtive de um ex-árbitro FIFA que esteve nos últimos dias em Zurique e Nyon, ambas na (Suíça), a posição dos membros do Board e do Comitê de Arbitragem da entidade que controla o futebol no planeta, é, de que o experimento em tela seja testado em competições Sub-17, Sub-20 da UEFA e da FIFA -,  a exemplo da quarta substituição que será testada no Mundial Sub-17 feminino na Papua Nova Guiné, na Oceania. 

PS (2): Pergunto: a 40ª Reunião de Trabalho da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf), que será realizada em Florianópolis (SC), no período de 1 a 3 de abril próximo - irá discutir pra valer as questões de interesse da confraria dos homens de preto do futebol brasileiro ou será um convescote? Aliás, observei que a pauta da indigitada reunião não faz nenhuma menção ao patrocínio que é exibido nas mangas das camisas e nas costas dos árbitros que laboram nas competições da CBF.

PS (3): Já a principal "lorota" da pauta, diz respeito "a profissionalização do árbitro". Profissionalização que não aconteceu e não irá acontecer enquanto a Anaf e demais congêneres aceitarem que associação que não terá direito a voto na eleição da Federação Brasileira dos Árbitros de Futebol, continue representando a categoria do apito em detrimento do sindicato.

PS (4): Enquanto persistir esta linha medíocre de pensamento e de ação da Anaf e demais congêneres, o árbitro de futebol no Brasil será o que sempre foi quando comete qualquer equívoco de interpretação e aplicação das Regras de Futebol: humilhado, tratado pelos cartolas e demais segmentos do futebol como um ser desprezível e sem nenhum reconhecimento. E a sua atividade continuará na mesma toada, ou seja, sendo "bico".  


        








Nenhum comentário:

Postar um comentário