segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Tudo neste mundo tem princípio, meio e fim

    A Federação Gaúcha de Futebol  esqueceu de renovar e preparar um  substituto para  Vuaden?

A vida e as diferentes atividades que realizamos durante a nossa existência na face da terra, é composta por um ciclo que envolve o principio, meio e fim. Aliás, a vida está em constante movimento e as mudanças são a lei da vida. Foi assim que vi, revi e trevi a nova lista de árbitros da FIFA no que concerne ao futebol brasileiro. Quem saiu do quadro da FIFA, teve a oportunidade de quando lá esteve, de vivenciar inúmeras situações extraordinárias - e, se teve inteligência para entender e soube aproveitar as oportunidades, não há motivos para qualquer elucubração que não seja a de que cumpriu com profissionalismo seu dever.
Tem substituto ao Vuaden?

O Jus esperneandi dos gaúchos em relação a saída do árbitro Leandro Vuaden da FIFA, não encontra ressonância – Por quê? Porque independente dos critérios adotados pela CA/CBF na sua substituição, há muito tempo, a                                                                                      arbitragem  dos Pampas dá sinais de decadência.

Não fora Anderson Daronco, a coisa já tinha ido para o beleléu. Saiu Vuaden? A Federação Gaúcha de Futebol via seu departamento de arbitragem em conjunto com o SAFERGS, prepararam novas opções para substitui-lo? Há projeto no quadro dos homens de preto dos gaúchos neste sentido? Se há, quantos e quais são os novos árbitros? Os novos apitos preenchem os requisitos exigidos pela CA/CBF, para substituir Vuaden? Esta é a questão a ser respondida objetivamente -  para daí ir brigar pela vaga da FIFA na CBF.

Lamento o fato pela amizade que tenho com algumas personagens do Rio G. do Sul, e, pela expressividade da arbitragem gaúcha que um dia foi considerada modelo – como também, lamento e sinto falta da presença de Carlos Eugênio Simon e Ciro Camargo - líderes sindicais de ponta, que se estivessem a frente do SAFERGS, a situação seria muito, muito diferente.

PS: Se há um setor do futebol onde a autofagia impera 24hrs durante os 365 dias do ano, é a arbitragem. Desunida, desconexa, desorganizada e com cada um pensando em si a partir das associações e dos quatro sindicatos de árbitros (CEARÁ, PARANÁ, RIO G. DO SUL E SÃO PAULO) - a confraria do apito deve refletir neste limiar de ano, sobre um projeto que tire o árbitro de futebol do Brasil do último banco da locomotiva bilionária que gere o futebol pentacampeão.

PS (2): Ad argumentandum tantum: Desde agosto de 2016, corria a notícia do Oyapoque ao Chuí, de que a lista de árbitros e assistentes da FIFA, no que concerne ao futebol brasileiro sofreria modificações. Se a Federação Gaúcha de Futebol possui nomes para substituir Leandro Pedro Vuaden, que foi sacado do quadro de arbitragem da entidade internacional, porque não apresentou a listagem com os nomes dos candidatos a CBF e, por extensão, à CA/CBF?.

PS (3): Sou funcionário público estatutário há trinta e quatro anos e seis meses. Não vivo do Blog, mas tenho muita responsabilidade naquilo que nele é postado. Quanto as matérias e nossas opiniões, elas são postadas com conhecimento e veracidade de quem foi árbitro durante dezenove anos e vivencia arbitragem há trinta e sete anos. Leio, estudo, pergunto, observo via televisão tudo sobre as REGRAS DO JOGO. E, quando tenho dúvidas ou não sei algo sobre a arbitragem, repito, pergunto aos mestres da grandeza ética e intelectual de Sérgio Corrêa da Silva, Cel. Nilson Monção, Dr. Manoel Serapião Filho, o extraordinário Carlos Eugênio Simon e às vezes me correspondo com a UEFA e a FIFA. Ponto.   
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário