quinta-feira, 2 de março de 2017

NOTÍCIAS DO APITO


Boa arbitragem
Apesar do rubro-negro da Baixada ter jogado com uma equipe de atletas considerados reservas, o clássico Atlético/PR 2 x 0 Coritiba, disputado na quarta-feira que passou, apresentou alguns lances de difícil interpretação e aplicação no que diz respeito às REGRAS DO JOGO. Paulo Roberto Alves Júnior, o árbitro da indigitada partida, deslindou com equilíbrio todas as decisões que tomou, e na nossa ótica realizou uma arbitragem tranquila.
Árbitro de Vídeo (1)
O (The IFAB) reúne-se nesta sexta (3/3), em Londres (Inglaterra) - o tema principal da 131ª Reunião Geral  Anual da instituição, serão os experimentos que foram realizados até a presente data com a tecnologia do Árbitro de Vídeo (AV).
Árbitro de Vídeo (2)
O objetivo principal do (The IFAB), é manter os testes com o (AV), mas, com uma nova concepção após análise detalhada das experiências já efetivadas. Se aprovada sua eficácia em 100%, a FIFA deve decidir pela implementação do (AV) em 2018 ou 2019.
Protocolo mantido
O que está evidenciado na questão do (AV) é de que, a FIFA e o (The IFAB) não irão mudar o protocolo estabelecido em relação ao tema conforme preceituado na Reunião Anual de Trabalho, em março de 2016.
Copa Feminina 2019
Durante a semana que passou, a FIFA realizou na cidade de Algarve (Portugal), o segundo seminário pré-seletivo às (41) árbitras de Elite, de trinta e cinco países, visando o Mundial da categoria na França em 2019. O seminário em tela, teve a participação do diretor de arbitragem da FIFA, Massimo Busacca e da gerente Sênior do Departamento da Copa Feminina da FIFA, a ex-árbitra dos (EUA), Kari Seitz (foto).
Copa Feminina 2019 (2)
A FIFA aplicou às árbitra e assistentes que participaram do aludido evento, os mesmos testes que são aplicados aos árbitros masculinos. Ou seja, aptidão física, testes teóricos, testes no campo de jogo (onde são desenvolvidas inúmeras situações que ocorrem ou podem acontecer no transcurso de um jogo), árbitro de vídeo, exames médicos, palestras etc..
Conscientização é a palavra da arbitragem (1)
Enquanto os homens que manejam o apito e as bandeiras do futebol brasileiro, não se acercarem de pessoas capacitadas e comprometidas com os interesses da classe e com uma planificação que traga um projeto de curto, médio e longo prazo à categoria, de nada adianta espernear. Direito de arena, direito de imagem, criação da Federação Brasileira dos Árbitros de Futebol, profissionalização, melhores condições de trabalho e participação nos lucros das logomarcas estampadas na indumentária, será um “sonho”.
Conscientização é a palavra da arbitragem (2)
É imperativo que árbitros de todo o país, se conscientizem de que sem planificação e sem gente comprometida com a confraria do apito, fora do campo de jogo, todos continuarão ocupando a última poltrona da locomotiva bilionária que é o futebol. E, por consequência, assistirão clubes, atletas, cartolas, técnicos, massagistas, preparadores físicos, a TV e o You tube faturando milhares de reais. E o árbitro ficará com a “MERRECA” de sempre.
“PAU DE DOIS BICOS”
A conscientização da confraria do apito, principalmente a que labora no Campeonato Brasileiro, deve começar a partir deste ano, com as promessas que virão nos próximos dias e meses. Quem não fez até agora, dificilmente irá realizar algo daqui para a frente. 2018 é o momento da grande virada da arbitragem brasileira, ou então, a classe vai comer mais algumas décadas nas maõs dos “PAU DE DOIS BICOS”.

PS: PAU DE DOIS BICOS, na Bahia, significa  fazer jogo duplo, trair, camuflar o que faz, dissimular que está num grupo enquanto faz o jogo do outro. A arbitragem brasileira está INFESTADA deste tipo de pessoas, que se elegem prometendo defender e reivindicar os interesses dos árbitros - mas, nos labirintos agem tal qual “CAMALEÃO” e traem você que é árbitro que acreditou e está sendo enganado pelos “PAU DE DOIS BICOS.

PS (2): Ulises Meireles, 32 anos, (FIFA/PAR), no quadro internacional de arbitragem desde 2011, foi designado pela CONMEBOL, para dirigir na próxima terça-feira (7), na Arena da Baixada, Atlético/PR x Universidade do Chile, pela Copa Libertadores da América.
Créditos das fotos: FIFA e The IFAB

Nenhum comentário:

Postar um comentário