quarta-feira, 16 de maio de 2018

BUSACCA É O “CARA” DA ARBITRAGEM

    Crédito: CONMEBOL

Após labutar durante vinte e dois anos como árbitro de futebol, em diferentes partes do planeta, mas, sobretudo na Europa, em 2011, o suíço Massimo Busacca (foto), foi convidado pela FIFA, para assumir a diretoria do departamento de arbitragem da entidade internacional.

Desde então, Busacca não faz outra coisa na vida a não ser vivenciar boa parte das 24hrs do dia em torno do tema arbitragem.

A função precípua do diretor em tela, é preparar a arbitragem (feminina e masculina) com seminários para as competições da FIFA, que ocorrem anualmente em todos os continentes do planeta. Seminários e processo de escolha dos árbitros que tiveram início em 2012, com vistas a Copa no Brasil.

A partir de então, o mantra empregado por Busacca, para a Copa do Mundo no Brasil e a da Rússia, é que é essencial que o árbitro tenha a mentalidade futebolística. “Isto é, o arbitro tem que ter noções macro do jogo que vai comandar, e não apenas das Regras de Futebol. Deve entender o que acontece, e como acontece, e saiba interpretar cada ação do jogo”.

Em recente seminário aos homens de preto selecionados ao Mundial da Rússia, realizado no Qatar, em entrevista a imprensa, Busacca afirmou: “Há árbitros que têm o dom  e a capacidade cognitiva de absorver rapidamente, o que está acontecendo - sentem o futebol dessa forma e há outros que não".

Finalizando o diretor de arbitragem da FIFA vaticinou: “O árbitro do século 21, deve ter olfato futebolístico, deve “cheirar” o jogo, ter  “feeling” e “timing”, pois as características aqui mencionadas,  propiciam a ele como proceder em cada momento do prélio que está dirigindo".

No que concerne a Copa do Mundo da Rússia, foram quatro anos de um processo seletivo rigoroso de cientistas escolhidos pela FIFA, que ao lado de Massimo Busacca, selecionaram árbitros, árbitros assistentes, árbitros assistentes de vídeo, acoplado a seminários, palestras, várias baterias de exames médicos, testes físicos rigorosos, testes teóricos,  prática no campo de jogo com percentual de 75% à arbitragem, técnicas de alimentação balanceada e acompanhada por nutricionistas e fisiologistas, e um treinamento intensivo sobre o Árbitro de Vídeo. Resta-nos observar a bola rolar na relva, e conferir o desempenho da confraria do apito.

PS: O último seminário à arbitragem que vai laborar no Mundial da Rússia, acontece nos primeiros dias de junho em Moscou, no quartel general onde ficará sediado o Comitê de Arbitragem da Fifa e os trinta e SEIS árbitros e os sessenta e três assistentes.

PS (2): Dado o que se noticiou aqui, não resta a menor dúvida de que, quando Pierluigi Collina, que é o presidente do Comitê de Árbitros da FIFA, questionar Massimo Busacca, quem é quem para apitar a partir do jogo inicial da Copa, dia 14 de junho, sua palavra terá peso decisivo.  

PS (3): Se a CBF tinha conhecimento dos fatos envolvendo o teste escrito da Senaf na Paraíba, na sua essência, como divulgado pelo APITO NACIONAl, não resta mais nenhuma dúvida de que a profilaxia no setor da arbitragem brasileira tem que ser realizada em caráter emergencial, sob pena de aumentar ainda mais a "crise" que solapa a arbitragem da Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (Senaf) da entidade, rodada após rodada.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário