quinta-feira, 8 de novembro de 2018

FALTAM INSTRUTORES QUALIFICADOS SOBRE O VAR

    Da esquerda para à direita, David Elleray, Pierluigi Collina, Carlos Velasco Carballo, Massimo Busacca e Roberto Rosetti - foto: Rfef

Após o término do seminário para (40) instrutores sobre o Árbitro Assistente de Vídeo - (VAR na sigla em inglês), na sede da Fifa em Zurique há poucos dias, o presidente do Comitê de Árbitros da Fifa, Pierluigi Collina, disse que, a tecnologia em tela alcançou dimensões extraordinárias em todo o planeta, e há falta de instrutores capacitados nas associações, confederações e federações filiadas a FIFA.

O seminário disse Collina: "Foi realizado porque, após o sucesso do VAR na Copa do Mundo da Rússia, a FIFA recebeu várias solicitações dos seus filiados, que, demonstraram interesse em implantar o VAR nas suas competições".

Diante do que, a FIFA criou um painel de instrutores, para propiciar o suporte necessário aos seus membros, como cursos aos instrutores e aos árbitros para posterior implantação do VAR nos seus torneios.

Além do seminário para instrutores no início de outubro sobre o VAR, na sede da Fifa, outros dois cursos do VAR foram realizados no mês passado - o primeiro, na cidade de Zeist na Holanda - na sede da (KNVB) - e o segundo, na cidade de Las Rozas (Espanha) - ambos envolvendo, árbitros e instrutores da FIFA e da UEFA.

Lembro que o (The IFAB) autorizou a implementação do VAR em 5/3/2016. 28 meses se passaram e o futebol brasileiro, sequer dotou os estádios da infraestrutura necessária para a implantação do VAR e, por extensão, não treinou o quadro de arbitragem da CBF na sua plenitude, no que concerne a aludida tecnologia. A CBF e o futebol brasileiro, continuam na vanguarda do atraso no que diz respeito ao VAR.

Dada a afirmação de Collina, já passou da hora de a CBF convidar instrutores internacionais qualificados no que concerne o VAR - para ministrarem cursos de capacitação aos instrutores de arbitragem da entidade e, por conseguinte, a todos os membros da Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (Senaf). 

PS: David Elleray, é diretor do Painel Técnico Consultivo do The IFAB, Pierluigi Collina é o presidente do Comitê de Árbitros da Fifa, Carlos Carballo é instrutor FIFA e diretor de arbitragem da Federação Espanhola de Futebol, Massimo Busacca é o diretor de arbitragem da Fifa e Roberto Rosetti é o diretor do Comitê de Árbitros da UEFA.  

ad argumentandum tantum - É perda de tempo e de pecúnia, trazer um profissional da estirpe do quinteto nominado acima, para um período inferior de 15 dias.

ad argumentandum tantum (2) - A FIFA e o The IFAB, disponibilizam suporte com a estrutura necessária às entidades interessadas na implementação do VAR. Só não implantou ou não quer implantar o VAR, àqueles que desejam manter a arbitragem no subdesenvolvimento. 

Acompanhe o bicudo no Twitter - https://twitter.com/valdircbicudo





Nenhum comentário:

Postar um comentário