quinta-feira, 29 de novembro de 2018

"PARAFERNÁLIA IMPLEMENTADA PARA MELHORAR A ARBITRAGEM DEU CHABU"

                                                                                      Crédito: FIFA         

Objetivando alcançar um melhor e adequado aprimoramento das tomadas de decisões da arbitragem no Campeonato Brasileiro de Futebol, e visando reduzir os erros perpetrados pelos apitos e bandeiras, que laboram na aludida competição - e propiciar um nível de qualidade aos jogos, sobretudo da Série (A) - a CBF implementou nos últimos anos os seguintes mecanismos para avaliar os árbitros: 1) Analista de campo. 2) Analista de TV. 3)Inspetor. 4) Relatório de Análise de Desempenho (Radar). 5) Escola Nacional de Arbitragem de Futebol. 6) Centro de Pesquisa e Análise do Desempenho da Arbitragem.  - e 7) os pilares técnico, físico, mental, médico e o FIFA 11+. 8) Finalizo com dezenas de cursos e/ou seminários, circulares etc.......

Infelizmente, o conjunto acima descrito criado pela entidade que gere o futebol brasileiro, para incrementar as atividades dos homens de preto, "bateu na trave". Tanto é verdade que, com todo o aparato acima nominado a qualidade e a credibilidade da arbitragem da CBF há dois anos entrou em colapso.

O início do espocar da ruína , começou em setembro de 2016 - quando os presidentes Modesto Roma Júnior (do Santos), Peter Siemsen (do Fluminense) e Daniel Nepomuceno (do Atlético-MG), solicitaram o afastamento de Sérgio Corrêa da CA/CBF, que desde 2007, vem ocupando diferentes cadeiras no setor do apito na entidade.

Para conter a insurreição dos cartolas, a CBF anunciou Marcos Marinho no comando dos homens de preto, assim que Corrêa saiu. E, por conseguinte, oxigenar um setor vital para o sucesso das competições da CBF. 

Marinho que é um teórico, e nunca apitou sequer uma partida de futebol de pelada de menino de conjunto habitacional, não conseguiu gerar os efeitos que todos esperavam. Pelo contrário: Sob sua regência, a Seleção Nacional de Árbitros de Futebol (Senaf/CBF) - entrou em definhamento paulatino nos quesitos qualidade e credibilidade, e não houve nenhuma medida para estancar o "tal definhamento".

Diante do doloroso cenário em tela, que atinge a (Senaf/CBF), e sabedores que somos de que a atual gestão da CBF, vai até abril de 2019, não há nada que se possa fazer a curto prazo para amenizar a situação. 

Salvo se o presidente eleito para gerir os destinos da CBF, a partir do ano vindouro, Rogério Caboclo, antecipar o processo de transformação na área da arbitragem - a partir da Comissão de Árbitros da CBF. Transformação que deve acontecer imperiosamente, a partir de uma nova comissão do apito e com um novo modelo de gestão. Pois do contrário, a arbitragem brasileira vai entrar em processo de descambo total.

PS: Mais de mil jogos realizou a CBF nesta temporada. Brasileirão das Séries A, B, C, D, Copa do Brasil e demais torneios sob sua jurisdição. Detalhe: Nenhum árbitro (apito) - foi revelado desde fevereiro, quando começou o calendário da CBF.

PS (2): A ferramenta tecnológica que poderia ter auxiliado a arbitragem a reparar os inúmeros erros e/ou equívocos no Campeonato Brasileiro de Futebol/2018 - o Árbitro Assistente de Vídeo - (VAR na sigla em inglês) - foi rechaçado pelos clubes, com a anuência da CBF e o silêncio sepulcral de toda a categoria do apito que labora nos jogos da CBF.             
             

                 Crédito: Twitter/The IFAB

PS (3): A 133ª Reunião Geral Anual do The IBAB, que irá ocorrer em Glasgow na Escócia, no dia 2 de março de 2019 - além de discutir, analisar e aprovar ou não, algumas modificações nas REGRAS DE FUTEBOL, vai comemorar três anos de absoluto sucesso do VAR. 11 países jã testaram e implementaram a aludida tecnologia em definitivo nas suas competições. A CBF por ora, utilizou apenas nas quartas de final da Copa do Brasil este ano. 

PS (4): Enquanto a CBF empurra a questão da implementação do VAR no Brasileirão de 2019 para os clubes, e estes devolvem o problema à CBF, Austrália, Alemanha, Canadá, EUA, México, Espanha, França, Holanda, Portugal, Turquia e Itália já estão utilizando o VAR. 

PS (5): Cenas de agressão física inaceitáveis perpetradas contra a arbitragem, na final do Sub-20 da Federação Pernambucana de Futebol - confira clicando no link a seguir: -  https://jconline.ne10.uol.com.br/canal/esportes/santa-cruz/noticia/2018/11/30/final-do-sub-20-entre-santa-cruz-e-porto-termina-com-agressao-a-arbitragem-363857.php     



Um comentário:

  1. Agressão covarde em Pernambuco. Processo nos violentos.

    https://blogs.ne10.uol.com.br/torcedor/2018/11/30/video-arbitro-e-vitima-de-violencia-na-final-do-pe-sub-20-agressor-estava-com-camisa-do-santa-cruz/

    ResponderExcluir