quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

O ÁRBITRO DO ANO DA CONMEBOL

     Crédito: Fox Sports

A conquista da Copa Sul-americana, pelo Club Athletico Paranaense, na quarta-feira que passou, fechou o ano futebolístico do futebol brasileiro. Competição que exibiu em conjunto com a Libertadores, um árbitro top de linha à arbitragem da América do Sul - o excelente Roberto Tobar (FIFA/CHILE). 

Tobar, que comandou a primeira partida decisiva da Libertadores nesta temporada, entre Boca Juniors 2 x 2 River Plate, com desempenho de excelência - repetiu o feito na finalíssima, entre Club Athletico Paranaense X Júnior Barranquilla (Colômbia), na Arena da Baixada, na noite de (12/12). 

Dada a excelência das tomadas de decisões, acopladas ao equilíbrio exposto, Roberto Tobar (foto) - é na nossa opinião, o árbitro do ano do futebol Sul-americano de 2018. 

As vésperas de completar três anos - desde que o (The IFAB) autorizou os testes em (5/3/2016), e  a consequente implementação do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) - a CBF e os clubes da Série (A), continuam "discutindo" quem vai bancar os custos do VAR no Campeonato Brasileiro de Futebol de 2019.

Enquanto a CBF e os clubes empurram um para o outro o imbróglio do VAR, os equívocos e/ou erros de arbitragem bateram o recorde no Brasileirão de 2018. Aliás, a principal "PROTAGONISTA", antes, durante e após os jogos nos programas esportivos do Brasil nesta temporada, foi a "ARBITRAGEM".

ad argumentandum tantum (1): A Associação Nacional Profissional de Futebol do Chile (ANFP), abriu licitação no apagar das luzes do mês de novembro, para a implantação do VAR, no Campeonato Nacional da 1ª divisão da entidade.

ad argumentandum tantum (2): Alemanha, Austrália, Bélgica, Conmebol, Coréia do Sul, Espanha, a FIFA,  França, Holanda, Itália, Polônia, Portugal e a Turquia já implementaram o VAR nos seus campeonatos definitivamente. 

ad argumentandum tantum (3): Para 2019, já confirmaram o VAR nas suas competições a The FA, Premier League e a UEFA. Sendo que, a Real Federação Espanhola de Futebol (Rfef), confirmou na quarta 12, o VAR na Copa do Rei da Espanha, e na 2ª divisão do futebol espanhol a partir de fevereiro do ano que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário