terça-feira, 20 de julho de 2010

A bola e o chip



Como a Fifa e o International Board se recusaram a analisar na reunião desta quarta-feira, a idéia da implantação da tecnologia com forma de auxiliar a arbitragem a dirimir lances polêmicos, como a bola com chip, via e-mail, sou provocado a responder como funciona esta tecnologia. A bola com chip ou bola inteligente como é chamada na Europa, funciona da seguinte forma: Ela tem um microchip de menos de 15 milímetros. Esse manda um sinal de rádio quando a bola ultrapassa totalmente a linha de meta, como se tocasse numa cerca elétrica. Esse sinal é transmitido por 12 antenas colocadas nas extremidades do campo de jogo para um computador, que envia a mensagem para um receptor no pulso do árbitro em menos de um segundo.
A bola com chip ou inteligente foi criada pelas empresas Adidas, Cairos AG e pelo instituto Fraunhofer, todos com sede na Alemanha. A bola em tela foi testada pela primeira vez em 2005, numa partida entre as seleções da Alemanha x Ucrânia na cidade de Nuremberg. Posteriormente, no Sub-17 no Peru e, por último, em gramados sintéticos e no Mundial de Clubes em dezembro de 2007 no Japão. Em todos os testes a que foi submetida, a indigitada bola, segundo a Fifa, apresentou algumas imperfeições. Diante do exposto, e do seu alto custo econômico, Joseph Blatter, mantém a afirmação de que o futebol deve manter o caráter humano e deve conviver e aceitar equívocos de arbitragem. Ainda de acordo com Blatter, se a Fifa permitir que as partidas de futebol atinjam caráter científico, ele perderá a sua fascinação. Pelo andar da carruagem, o futebol continuará a ser o mais conservador dos esportes e não há indícios de que ele vá rumar à modernidade.
Valdir Bicudo-bicudoapito@hotmail.com

Um comentário:

  1. BRASIL 2014, bola com chips ligada no apito digital sera a solução para exterminar a corrupção dentro e fora de campo, por-que Futebol e vida+coração.

    ResponderExcluir