segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Posição + interferência= impedimento

A mais difícil das missões do árbitro assistente é, sem dúvida, indicar quando um jogador deve ser penalizado por estar em posição de impedimento. Em segundos, o assistente deve ser capaz de analisar, no momento do lançamento de um atleta, se seu companheiro encontra-se na posição de impedimento, definida na regra, e interferindo no jogo, no adversário ou obtendo vantagem daquela posição. Apenas no caso de verificação dessas duas situações [posição + interferência] é que o jogador será declarado impedido. Essa declaração é realizada pelo árbitro assistente, através de sinais especificados no livro da Fifa que versa sobre as Regras do Jogo (pág. 77).
Percebe-se, portanto, que a regra do impedimento consiste em duas etapas: uma objetiva, que é a constatação física de que um jogador se encontra em posição de impedimento. E outra subjetiva, que é o julgamento do assistente se o atleta em questão interfere ativamente na jogada. As duas etapas (constatação e julgamento) são simultâneas. Por isso, o assistente tem que ser capaz de "fotografar" várias situações, a cada fração de segundo. Essa subjetividade da regra do impedimento implica, necessariamente, na atualização diária dos asssistentes, com a finalide precípua de uniformizar os critérios para definir quando um jogador, em posição de impedimento, interfere ativamente no jogo, o que significa jogar ou tocar a bola que foi passada ou tocada por um companheiro. Interferindo num adversário, o que significa impedir que um adversário jogue ou possa jogar a bola, obstruindo claramente o campo visual ou os movimentos do adversário, ou fazendo gestos ou movimentos que, na opinião do árbitro, engane ou distraia o adversário. Ganhando vantagem por estar naquela posição, o que significa jogar a bola que rebate em um poste, no travessão ou em um adversário, depois de haver estado em uma posição de impedimento. E, por último, mais próximo da linha de meta adversária, o que significa que qualquer parte de sua cabeça, corpo ou pés encontra-se mais próxima da linha de meta adversária do que a bola e o penúltimo adversário. Os braços não estão incluindos nessa definição.
PS: Diante do exposto, é inaceitável a gama de desconhecimento e o festival de besteiras vociferados nos microfones das emissoras de rádio durante as transmissões esportivas sobre a (Regra XI - O impedimento) - e, por extensão, o desconhecimento e as barbaridades que são faladas à noite nos programas esportivos de TVs, quando mesmo com a imagem do lance ao seu alcance alguns "comentaristas", por teimosia ou por outros motivos que desconhecemos tentam fazer valer o seu ponto de vista pessoal, induzindo milhares de torcedores ao erro. É o fim da picada!
Valdir Bicudo-apitodobicudo.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário