quinta-feira, 10 de março de 2011

Como os gaúchos tratam o árbitro

Comissão de Arbitragem da CBF anunciou os árbitros e assistentes aspirantes à Fifa no ano de 2011

Fonte: Justiça Desportiva 
Marcio Chagas da Silva
A Comissão de Arbitragem da CBF anunciou os nomes dos árbitros e assistentes aspirantes à Fifa do quadro nacional de arbitragem referente ao ano de 2011. Destaque para o árbitro Marcio Chagas da Silva, a revelação do Brasileirão/2010 e da árbitra assistente Tatiana de Freitas, ambos da Federação Gaúcha de Futebol (FGF).
A ascensão da nominada dupla ao patamar de Asp/Fifa está umbilicalmente ligada ao excelente trabalho que é realizado pela entidade dos pampas através da sua Comissão de Árbitros em conjunto com o Sindicato dos Árbitros de Futebol (Safergs). No Rio Grande do Sul, o árbitro é uma das principais prioridades, afirma o presidente da FGF, Francisco Noveletto Neto, já que sem um quadro de arbitragem de excelência não se têm competições de alto nível, e, por essa razão, “trabalhamos em conjunto com o sindicato, com o escopo principal de fortalecer cada vez mais o quadro de árbitros de futebol, que tem os seguintes benefícios à disposição sem pagar nenhum centavo a ninguém, que são: massagista, preparador físico, assistência médica, uniforme (não precisa pagar pelo meião), professor de inglês, seguro de vida durante 24h em caso de qualquer acidente, invalidez e, se acontecer, já que ninguém está livre disso, em caso de morte”.
Além disso, são realizadas em todas as sedes do sindicato, ao longo de todo o ano, palestras, seminários, workshops com a presença de instrutores de nível internacional e nacional, cuja finalidade precípua é requalificar o quadro de arbitragem que é considerado paradigma ao lado do quadro de árbitros da Federação Paulista de Futebol e da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro. Meus cumprimentos à FGF e à diretoria do Safergs, pelo dinamismo e empreendedorismo e a maneira como são tratados os apitos no estado vizinho.
Tatiana de Freitas
PS: Além dos nomes nominados, passa a fazer parte do quadro de Asp/Fifa como árbitro assistente o paranaense Bruno Boschilia, membro do quadro de árbitros da Federação Paranaense de Futebol, o que é uma conquista considerável. Porém, se analisarmos a quantidade e a qualidade de árbitros existentes na entidade mater do futebol do Paraná, ver-se-á que é pífio o desempenho da Comissão de Árbitros na formação e revelação de novos árbitros e assistentes nos últimos seis anos. Apenas para restabelecer a verdade e não permitir que a inverdade triunfe sobre a verdade: Heber Roberto Lopes foi indicado para o quadro da Fifa em 2001 e confirmado como árbitro internacional em 2002. Roberto Braatz foi indicado em 2004 e confirmado como assistente internacional em 2005. A indicação dos indigitados árbitros aconteceu na época em que a FPF era presidida pelo ex-presidente Onaireves Moura. E, por derradeiro, o sucesso alcançado por ambos como árbitros no cenário nacional e internacional deve ser creditado ao investimento pessoal que cada uma realizou. O resto é prosopopéia, mitomania e propaganda enganosa.
Valdir Bicudo-bicudoapito@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário