sexta-feira, 4 de março de 2011

Fifa discute tecnologia na linha de meta

Acontece neste sábado, 5 de março, em Newport, País de Gales, a 125ª Reunião Geral Anual do International Football Association Board, reunião esta em que o Board irá ouvir e assistir às demonstrações das dez empresas que desenvolveram tecnologia visando equacionar lances que ocorrem na linha de meta ou de gol comumente chamado.

O tema ganhou ímpeto após este lance polêmico, na foto acima, ocorrido no jogo Inglaterra x Alemanha, na Copa do Mundo na África do Sul, quando o árbitro da Fifa, o uruguaio Jorge Larrionda e seu compatriota, o assistente Maurício Espinosa, não viram o portentoso chute do meia inglês Frank Lampard, ultrapassar a linha de meta em 38 centímetros.

Portanto foi gol e, com isso, prejudicaram sensivelmente a seleção inglesa naquela partida. Destaque-se que após este lance houve fortíssima pressão dos futebolistas em âmbito internacional sobre a Fifa, e a entidade optou pela elaboração de uma série de tecnologias que serão apreciadas neste encontro.

Além das demonstrações da tecnologia na linha do gol e sua eficácia, será exibido aos membros do Board, um relatório provisório sobre o experimento dos dois árbitros adicionais atrás das metas, experimento que está sendo testado em vários campeonatos de futebol no planeta, inclusive em alguns campeonatos no Brasil. Com destaque especial para os assistentes adicionais do Campeonato Paulista de Futebol, que vêm desenvolvendo esta função em perfeita sintonia com as determinações do Board.

Outra discussão que ganhou corpo junto aos conservadores membros do Board, e será objeto de profunda análise, é a implantação dos dois árbitros assistentes adicionais atrás das metas na Eurocopa 2012, que acontecerá simultaneamente na Polônia e na Ucrânia.

Além do exposto, há várias proposições que serão analisadas antes do início da reunião, já que o Board é extremamente objetivo nos seus encontros e só discute o que está pautado.

Nunca é demais lembrar que o International Board é o único órgão que tem poderes para discutir e modificar as Regras do Jogo de Futebol e as discussões e modificações só podem acontecer na Reunião Geral Anual da entidade, que se realiza entre os meses de fevereiro e março. O Board foi fundado em 1886, por um grupo de amigos que, reunidos num escritório no viaduto de Holborn, em Londres, decidiram criar uma autoridade suprema para proteger as leis do jogo de futebol, o esporte mais popular do mundo.

PS: Participam e votam na reunião do sábado os quatro membros do Reino Unido - Jonathan Ford, da Associação do País de Gales; Patrick Nelson, da Associação da Irlanda do Norte; Gordon Smith, da Associação Escocesa; e Ian Watmore, da Associação Inglesa. A Fifa com direito a quatro votos será representada pelo secretário geral da entidade, Jerôme Valcke.

Nenhum comentário:

Postar um comentário