terça-feira, 15 de março de 2011

Hawk-Eye em teste na próxima temporada na Premier League


O Campeonato Inglês deve ser a primeira competição de futebol profissional a receber testes com o "Hawk-Eye", tecnologia usada em partidas de ténis e que permitiria, por meio de recurso virtual, descobrir se a bola ultrapassou a linha de golo em lances polémicos.


Os testes com o "Hawk-Eye" devem começar já na próxima temporada em Inglaterra, mas os resultados ainda não terão finalidade prática. Como a Fifa ainda não autorizou o uso desse tipo de recurso em jogos oficiais, as indicações do equipamento permanecerão em segredo. Nem mesmo a arbitragem terá acesso às informações.

No ténis o programa é usado quando há o "desafio" de um jogador. O recurso mostra onde exatamente a bola bateu. Se do lado de dentro, de fora, ou mesmo sobre a linha do campo. No futebol, deverá ter função semelhante.

O Hawk-Eye não participou dos testes do Internacional Board e aguarda o aval do presidente da Fifa, Joseph Blatter, para ser testado em estádios da Inglaterra.

Fonte: Refereetip.blogspot.com


Em tempo: O "Hawk-Eye" (do inglês, "olho de falcão") pode ser utilizado durante as principais partidas da próxima Premier League, mas os dados não serão públicos, de acordo com o jornal "Daily Mail".
O desenvolvedor da tecnologia, Paul Hawkins, afirmou estar confiante no desejo da Fifa de melhorar cada vez mais o esporte. Estamos conversando, mas estamos confiantes. A ideia na Premier League seria utilizar em três estádios, sem divulgar os resultados por seis meses, para não criar problemas. Depois, vamos avaliar - contou.
Os testes devem ocorrer até 2012 e caso a tecnologia seja aprovada, já deverá estar presente na Copa do Mundo do Brasil, em 2014. O "Hawk-Eye" funciona rastreando o caminho da bola e, em poucos segundos, traça uma imagem com o resultado, ajudando a evitar erros de arbitragem.
A imprensa inglesa lembrou do lance polêmico em que o meia Frank Lampard, da seleção da Inglaterra, acertou uma bela cobrança de falta no travessão, que depois quicou dentro do gol e saiu. O árbitro não marcou o gol, alegando que ela não teria entrado completamente, e prejudicou a seleção inglesa, já que o placar estava 2 a 1 naquele momento. Na ocasião, a Alemanha eliminou a Inglaterra da Copa da África, vencendo nas oitavas de final, por 4 a 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário