segunda-feira, 28 de março de 2011

Raio X da arbitragem

Exige-se do árbitro de futebol na atualidade, cada vez mais profissionalismo no que diz respeito a sua postura dentro e fora do campo. A cada tomada de decisão, o árbitro é obrigado a provar seu conhecimento e, por extensão, sua capacidade. Não lhe é permitido equivocar-se e lhe cobram a perfeição e às vezes, o impossível. Mas é esta a sua missão, e ao escolher tão nobre atividade, é seu dever precípuo desempenhar da melhor maneira. Daí a importância do árbitro, a partir do momento em que recebe a escala, estabelecer um planejamento da partida que vai apitar. Planejamento este que deve conter o local do jogo, o horário, as equipes envolvidas e o meio de locomoção para que a arbitragem chegue com antecedência no mínimo duas horas antes do início da partida, e então possa contextualizar o confronto que irá trabalhar.

Dentro deste contexto, deve estar inserido a importância do jogo, a conversa com o chefe do policiamento e as diretrizes de segurança para o árbitro e os demais membros da equipe de  arbitragem, as  equipes envolvidas, os principais atletas e suas possíveis nuances, a indumentária que os árbitros irão utilizar, e o plano de trabalho que será utilizado a partir da entrada do árbitro e asistentes no campo de jogo, com bola em jogo ou com bola parada, o desenvolvimento da partida e as funções de cada integrante da arbitragem nas diferentes situações que podem ocorrer numa peleja de futebol. 
(Epitácio Pessoa AE)
Fiz  este preâmbulo, porque  acredito que se não adotasse as medidas acima nominadas, o árbitro Guilherme Ceretta de Lima (foto), não teria atingido a  brilhante performance que atingiu no  clássico São Paulo 2 x 1 Corinthians, na Arena Barueri. Da nova safra da arbitragem paulista, o indigitado árbitro teve tirocínio para detectar  as faltas acontecidas das  simulações, praticou a arbitragem preventiva (através do olhar, da fala, das sinalizações, da advertência verbal, da expressão corporal,  do apito), e quando necessário, não hesitou em aplicar de forma correta o cartão amarelo e, por extensão, o cartão vermelho com naturalidade e extrema firmeza.  Fez valer o espírito das Regras do Jogo de Futebol, aplicando-as com inteligência. Foi perfeito no combate a violência, puniu o antijogo, usou o bom senso quando necessário, sob pressão não cedeu em momento algum, manteve-se à esquerda da bola e da jogada, o que lhe proporcionou ter dentro do seu campo visual todos os principais lances do clássico e, por conseguinte, os assistentes. Além do exposto, exibiu ótima condição física e excelente posicionamento.  Guilherme Ceretta de Lima e Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ), são detentores das melhores arbitragens nos campeonatos estaduais neste 2011.
bicudoapito@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário