domingo, 27 de março de 2011

Ranking de todos os tempos

Divulgação LCP
Luiz Carlos Pinto de Abreu é o sétimo colocado da lista.
Temos um história pessoal, de 32 anos de convivência com a arbitragem, o que nos colocou, na mesma forma, como críticos nesta área. Trunfo que se originou pela experiência própria de 18 anos como árbitro e os demais anos como estudioso veemente das Regras do Jogo de Futebol e, por extensão, na análise na performance dos homens de preto.
Me capacitei não apenas no seu sentido legislativo, como também na prática, pois até parece-nos que somos possuidores de olhos de lince. E o momento é oportuno para fazer uma dissertação do que aprendemos nestes longos anos em admirar os trabalhos dos outros, inclusive considerá-los numa capacitação lógica pelo que fizeram e continuam fazendo.
Sem tirar os méritos de quem quer que seja, pois a lista tem muitos graduados, mas vamos contemplar três nomes nesta hierarquia, porque foram ou são praticamente perfeitos no exercício desse importante cargo, ou como se queira, função.
Estamos identificando os nomes de Heber Roberto Lopes, Kalil Karam Filho (in memoriam) e Rubens Maranho (in memoriam), cada qual personagens históricas em seu tempo de atuação como árbitro. Nos idos distantes, Kalil Karam e Rubens Maranho, eram brindados de uma autoridade incomum, suficiente tecnicamente e as suas arbitragens numa partida de futebol sempre verteram-se pelo silêncio que apenas era quebrado no silvo que saía do apito. Ambos foram homens históricos.
De outro lado, hoje é possível colocar Heber Roberto Lopes (Fifa/PR), que desenvolve modus operandi numa partida de futebol, que em tudo se iguala a Kalil Karam Filho e Rubens Maranho. Heber Roberto Lopes é a modernidade no apito, tanto pela sua elegância técnica, como pela sua maneira disciplinadora, que alia a essa virtude a incontestável visão, anexada ao excelente condicionamento físico, o que lhe garantiu uma cadeira na elite mundial do apito junto a Fifa. Mas há outros nomes na arbitragem paranaense que se perfilaram como aptos, pois bem próximos aos virtuosos acima nominados.
Diante do que nesta oportunidade, desejamos que os árbitros de hoje possam merecer dentro de alguns anos o tão apológico que estamos fazendo aos árbitros abaixo relacionados.
1º Heber Roberto Lopes
HRL


(HRL)
2º Kalil Karam Filho
3º Rubens Maranho
(Paraná-online)
4º Evandro Rogério Roman

(apitodobicudo.blogspot.com)
5º Tito Rodrigues
(Foto: LCP / de terno claro, ao lado de Luiz C. Abreu em 1986)

6º Braulio Zanoto (de paletó cinza)

(Apaf/PR)
7º Luiz Carlos Pinto de Abreu
8º Eraldo Palmerini

(Foto: EP)
9º Victor Marcassa
10º Valdemar Nader
PS: O Ranking foi elaborado a partir da participação de cada um na bandeira ou no apito, na extinta Taça Brasil, no Torneio Rio/São Paulo, no extinto (Robertão) Roberto Gomes Pedrosa, Campeonato Brasileiro, Campeonato Paranaense, amistosos internacionais envolvendo a Seleção Brasileira, incluindo eliminatórias da Copa do Mundo, amistosos internacionais do trio de Ferro da capital, Copa do Brasil, e, competições da Conmebol como a Copa Rocca, Recopa Sul Americana, Taça Libertadores da América, campeonatos Sub-17 e Sub-20.De último, é preciso externar aos internautas que a formação de um Ranking, engloba tendências e debates pessoais, pelo que não somos radicais no que foi indicado mas é a nossa opinião de estudioso da arbitragem. Cada qual, na sua análise, pode de igual formar a sua lista dos bons de apito de todos os tempos.
bicudoapito@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário