quarta-feira, 27 de abril de 2011

Árbitro fã de Messi envolto em polêmica!

 


Não é apenas no futebol português que acontecem as mais diversas polémicas em torno das nomeações de arbitros. Pedro Proença, o melhor árbitro português na época passada, estava na calha para apitar o clássico desta noite entre Real Madrid e Barcelona mas a UEFA preferiu Wolfgang Stark, aquele que é considerado o pior árbitro alemão da atualidade, tendo em conta uma consulta feita pela revista “Kicker” a 286 jogadores da Bundesliga.

A eventual nomeação de um árbitro português – como tudo parecia apontar – não caiu bem junto do Barcelona que lembrou a exibição de Olegário Benquerença, na época passada em San Siro, quando Mourinho defrontou o Barcelona ao serviço do Inter Milão. Mas Stark também não colhe consenso junto dos merengues que lembram a admiração pública que o juiz germânico expressou por Lionel Messi. No recente Campeonato do Mundo, o árbitro alemão pediu mesmo a camisola do astro argentino, considerado em 2010 como o melhor jogador do Mundo. “É um prazer vê-lo jogar”, afirmou Stark, numa declaração que pode ser polémica apenas por se tratar de um árbitro profissional.
Fonte: Record/RefereeTip
PS: A implementação do árbitro de futebol já nasceu de  uma polêmica e polêmico ou não, o árbitro é o personagem  principal de qualquer partida de futebol nas diferentes territorialidade deste planeta. Na Regra 5,  a Fifa preconiza que, uma partida será dirigida por um árbitro, que terá autoridade total para fazer cumprir as Regras do Jogo naquela peleja.  O grande problema desta categoria  denominada  árbitro é a luta fratricida travada diariamente, o que têm atrapalhado sobremaneira o reconhecimento da  sua importância dentro do contexto de um jogo, e,  sobretudo,  perante a  opinião pública, os dirigentes, os torcedores e a imprensa. Para se ter uma idéia  da  falta de noção do  árbitro e da sua importância à frente do comando de um espetáculo de futebol, cito o futebol do Estado do Paraná, onde  a Federação Paranaense de Futebol, num caso "sui gêneris"  em escala mundial,  decidiu cobrar uma taxa de inscrição anual de cada árbitro e de cada assistente. Em 2010 foi de R$ 175.00,  e,  em 2011 foi de R$ 135.00.  E o que pior: a cobrança "inédita" teve e tem a anuência  da Associação  Profissional dos Árbitros de Futebol do Paraná, entidade que representa os homens de preto. POBRE ARBITRAGEM PARANAENSE!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário