sexta-feira, 13 de maio de 2011

Acima de tudo, tranquilidade

Assistindo via internet a uma vídeo-conferência do instrutor de arbitragem da UEFA, Ivan Cornu, quando questionado a elencar três fatores fundamentais num árbitro de futebol na condução de uma partida ele disse: aptidão, talento e sorte. Não satisfeito com a resposta, um dos integrantes da vídeo-conferência disse que deveria haver outras qualificações e/ou exigências para que o árbitro ordene positiva ou negativamente a sua atuação num jogo. Cornu então respondeu que o estado de espírito do árbitro é muito importante no dia da partida para ordenar de forma positiva ou negativa o clima dentro e fora do campo de jogo.

Feita esta introdução, quero me ater às atuações de Sandro Meira Ricci (Ceará/CE x Flamengo/RJ), Elmo Rezende da Cunha, (Vasco/RJ x Atlético/PR) e Márcio Chagas da Silva,( Avaí/SC x São Paulo/SP), pela Copa do Brasil no meio de semana. O triunvirato aqui nominado expôs com nitidez as assertivas elencadas por Cornu, e deu uma demonstração de raro equilíbrio, de inteligência, de frieza, de capacitação, de intelectualidade, de imparcialidade, de polidez, e quando as circunstâncias exigiram, foi enérgico na condução dos jogos.
Acrescente-se ao exposto, que os indigitados apitos demonstraram, em todas as tomadas de decisões, pleno conhecimento e discernimento das Regras do Jogo de Futebol na interpretação e aplicação das regras.

Não obstante o exposto, todos tiveram um ótimo posicionamento com a bola em jogo, o que lhes propiciou ter dentro do campo de observação as jogadas na sua plenitude. Outro fator que me chamou a atenção foi o desenvolvimento da coordenação psicomotora desses árbitros (agilidade, destreza e flexibilidade de raciocínio). E, por último, Sandro Meira Ricci, Elmo Alves Rezende e Márcio Chagas da Silva, demonstraram ótima resistência aeróbica, o que propicia ao árbitro a capacidade cardiopulmonar necessária para suportar o tempo normal e os acréscimos do jogo. Além de resistência anaeróbica, importantíssima para alternância de ritmo numa partida. Aos árbitros aqui citados, meus cumprimentos pelas belas atuações e que elas se repitam no Brasileirão que começa no próximo dia 21.
bicudoapito@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário