![]() |
Referee/TIP |
O prestigiado ex-árbitro internacional – que apitou, entre outros, a final da Liga dos Campeões de 1999 e a final do Mundial de 2002 -, foi o observador técnico oficial da Uefa presente em Camp Nou.
A seu cargo estava a tarefa de analisar o desempenho do árbitro Frank de Bleeckere durante a partida, segundo o jornal inglês Daily Telegraph.
A nomeação de observadores técnicos é uma prática frequente da Uefa mas a chamada de Pierluigi Collina raramente acontece, o que pode indiciar a importância que o órgão que tutela o futebol europeu atribui à partida entre os históricos rivais espanhóis.
Às tensões que rodearam a partida da primeira partida, com as declarações e expulsão de José Mourinho, acresce a polémica gerada em torno de Frank de Bleeckere, com génese igualmente no treinador português.
Em 2010 o árbitro belga foi alvo da voz crítica de Mourinho face à sua arbitragem na partida entre o Inter de Milão e o Barcelona, na então segunda mão da meia-final da Liga dos Campeões, ao expulsar Tiago Motta e deixar os italianos com 10 jogadores durante cerca de 1 hora.
A nomeação do juiz belga para este encontro voltou a fazer estalar a polêmica e, a par da tensão que já rodeava a partida, contribui para a preocupação denotada pela Uefa ao apontar Collina como observador técnico.
Fonte: Sol / Refereetip/Refnews
Nota do Apito do Bicudo: Enquanto a Uefa designa ex-árbitros como Pierluigi Collina, eleito seis vezes consecutivas o melhor árbitro de futebol do planeta pela Fifa, para observar, verificar, analisar e elaborar um relatório de excelência sobre o desempenho da arbitragem nas suas competições, aqui no futebol Pentacampeão do mundo somos obrigados a conviver com "Observadores de Arbitragem", que nunca apitaram sequer um partida de futebol de pelada de moleque de final de rua. Há um número expressivo destes "alienígenas" no futebol brasileiro com carteira de Observador da CBF, que com a maior cara de pau sentam-se em locais diferenciados nos estádios e de "bloquinho" na mão avaliam e, posteriormente encaminham, o "relatório", sobre as tomadas de decisões da arbitragem brasileira. É o fim da picada! O futebol paranaense está infestado deste tipo de "observador".bicudoapito@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário