sábado, 30 de julho de 2011

Leandro Vuaden fala sobre ação de Kleber no jogo contra o Flamengo

Árbitro disse que nunca apitou jogo em que não houve a devolução da bola quando isto era esperado pelo adversário                                              

Foto: Apito do Bicudo
(Vuaden ao centro)

Recentemente, houve uma grande especulação sobre a transferência do atacante Kleber, do Palmeiras para o Flamengo. O Gladiador havia feito apenas seis partidas pelo Verdão no Brasileirão, e caso entrasse em campo mais uma vez para defender a equipe paulista pela competição, não poderia mais atuar em outro clube no Brasileirão. O atacante ficou fora de algumas partidas e muita gente achava que o jogador estava negociando com o clube carioca. Porém, Kleber jogou a sétima partida com a camisa do Palmeiras, justamente contra o Flamengo.
No segundo tempo do jogo, um lance de bola ao chão e os jogadores do Flamengo esperavam que o atacante devolvesse a bola para a equipe rubro-negra, porém, Kleber não fez isso. O Gladiador pegou a bola, invadiu a área e chutou cruzado, buscando o gol. Logo, uma confusão estabeleceu-se em campo, com os jogadores do Flamengo partindo em direção ao atacante, irritados com tal atitude do jogador.
Com o fato, o atacante Kleber e o árbitro Leandro Vuaden foram denunciados pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O árbitro foi denunciado no artigo  266, por (deixar de relatar as ocorrências disciplinares da partida), enquanto Kleber no artigo 258, por "Assumir qualquer conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva". Em julgamento realizado nesta sexta-feira, dia 29 de julho, realizado pela Quarta Comissão Disciplinar do STJD, o árbitro recebeu uma advertência, enquanto o atacante foi absolvido.
Leandro Vuaden esteve presente no julgamento, e em seu discurso, afirmou que foi a primeira vez que viu, em um jogo que ele apitou, um lance como este, onde um jogador não devolve a bola ao outro time, quando os adversários esperam que isso aconteça. Os lances do chamado "Far Play" são comuns no futebol, mas a história aponta alguns lances em que isso gera alguma confusão.
O Far Play neste caso, acontece quando a bola é jogada para fora, o jogo é paralisado por algum motivo e após o recomeço da partida, a bola é entregue para a equipe que a detinha quando o jogo foi paralisado. Porém, alguns lances geram uma dupla interpretação e nem sempre uma equipe deixa a bola com a outra.

Fonte: Danilo Silveira - Justiça Desportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário