segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Raio-X da arbitragem

No Morumbi 
Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG), criticado sistematicamente pela sua conduta nas diferentes competições que vem atuando, desde que foi guindado ao quadro internacional, apitou São Paulo/SP 2 x 2 Atlético/PR, no sábado que passou, com discrição, com muita segurança, e suas tomadas de decisões foram em consonância com as Regras do Jogo de Futebol. Brilhante performance. 

No Couto Pereira
 O futebol é um esporte global e as suas regras devem ser interpretadas e aplicadas com absoluta coerência em todos os lugares onde é jogado. Dito isso, pouquíssimos árbitros conseguem ter a discricionaridade de diferenciar quando acontece uma falta de uma simulação. Simulação, que é punível com cartão amarelo e tiro livre indireto contra a equipe do infrator. Ou até mesmo quedas casuais em função de um contato físico ou de um tropeço, quando nada deve ser assinalado. Leandro Pedro Vuaden (foto-Fifa/RS), o árbitro de Coritiba/PR 3 x 0 Atlético/MG, desenvolveu essa característica com muito equilíbrio e as partidas que dirige apresentam um tempo de bola em jogo superior as de seus congêneres. Atuação perfeita, num jogo com pouquíssimas interrupções.

No Orlando Scarpelli
 Atletas do rubro-negro do Rio de Janeiro, se queixam de que o árbitro Heber Roberto Lopes (foto-Fifa/PR), que comandou Figueirense/SC 2 x 2 Flamengo/RJ, teria proferido ameaças aos jogadores do clube da Gávea e intimidado-os. Não acredito que um árbitro que atingiu o Know-how que o árbitro paranaense alcançou, se preste a esse tipo de desserviço ao futebol brasileiro. Até porque, conheço a índole, a ética, a moral e a humildade do árbitro de Londrina (PR). No jogo com bola rolando, Heber Roberto Lopes não teve nenhuma participação, que afetasse sua conduta.

No Olímpico
 O melhor apito do futebol brasileiro na atualidade, Paulo Cesar de Oliveira (foto-Fifa/SP), mesmo debaixo de chuva torrencial, deu uma aula de cátedra nos quesitos técnicos, físico, tático e psicológico, no confronto Grêmio/RS 2 x 1 Fluminense/RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário