sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Faltas: imprudente, temerária ou com uso de força excessiva?

Acompanhando a turma do rádio e da Tv no âmbito das transmissões esportivas, constatei que há uma aluvião interminável de equívocos no momento de falar ao microfone se foi falta ou não e se o jogador que cometeu a infração é passível de cartão amarelo/vermelho. E, o pior, é visível a falta de conhecimento para definir se a infração cometida é de origem imprudente, temerária ou teve a utilização de força excessiva.

Meu alvo é o internauta/leitor. E, por isso, fui buscar a informação adequada no livro Regras do Jogo de Futebol da Fifa, para informá-lo corretamente. A Fifa diz: deverão estar presentes as seguintes situações para que uma infração seja tipificada como falta: deve ser cometida por um atleta e ocorrer no campo de jogo. Deve acontecer com a bola em jogo.

Quanto a sua tipificação, imprudente, temerária ou com uso de força excessiva, a Fifa preconiza que, a falta imprudente, ocorre quando o jogador mostra desatenção ou desconsideração na disputa da bola com um adversário, ou atua sem precaução. Quando acontecer este tipo de infração, não será necessária a punição disciplinar. 

Temerária, significa que o atleta age sem levar em consideração o risco ou as consequências contra seu adversário. O jogador que pratica esse tipo de infração deve ser advertido com cartão amarelo.

Com uso de força excessiva, significa que o jogador/infrator excedeu na força empregada, correndo o risco de lesionar seu adversário. O atleta que pratica este tipo de falta, deve ser expulso (cartão vermelho). E, finalizando a questão das faltas, a Fifa especifica que, o ato de fazer carga em um adversário, representa uma disputa por espaço físico, mas sem utilizar os braços/cotovelos, e com a bola em distância de jogo. Consiste infração, fazer carga em um adversário de maneira imprudente, temerária ou com uso de força excessiva.

PS: já está disponível e devidamente traduzido nos idiomas da Fifa, o novo livro Regras do Jogo de Futebol, versão 2011/2012. Na Europa e na Oceania o livro já chegou. No Brasil, a informação que recebi é que o livro foi traduzido e está na gráfica para impressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário