terça-feira, 22 de novembro de 2011

Atenção com as lesões

 Foto: Apito do Bicudo
A arbitragem é um trabalho que exige muito, tanto física como mentalmente e a prevenção de lesões são importantíssimas para os árbitros e jogadores. Um árbitro deve estar em boas condições, mesmo em melhor forma do que os atletas,  porque podem ser 20 anos mais velhos do que eles. O árbitro raramente é um profissional em tempo integral e não pode ser substituído durante uma partida.  Além do estresse físico,  tem também o stress mental para manter o controle do jogo durante 90 minutos sob o olhar atento do banco e do público. Diante do exposto, o Centro de Avaliação e Pesquisa Médica da FIFA (F-MARC) estudou cuidadosamente as lesões e doenças dos árbitros.

Aplicações recentes
No seu mais recente estudo - lesões de árbitros no futebol amador - um levantamento representativo dos árbitros suíços nas diferentes categorias de jogo, centra-se no número e tipo de lesões sofridas pelos árbitros em todos os níveis no país. Mario Bizzini, fisioterapeuta do Centro Médico de Excelência da Fifa, e,   da clinica Schulthess de Zurique e colaborador  do F-MARC, está totalmente dedicado aos cuidados da arbitragem. "Durante a última década, vários estudos examinaram os diversos aspectos de desempenho e treinamento dos árbitros, " diz, "mas pouco era conhecido das  lesões e doenças do sistema musculo esquelético dos apitadores chamados comumentemente  de homens de preto ."

Estudos anteriores
Um estudo anterior realizado pelo F-MARC, focado no volume e no tipo das lesões dos árbitros de alto nível da Suiça, detectou, que os 71 árbitros que dirigem jogos nas duas principais divisões representaram apenas uma pequena percentagem dos arbitros associados, o que demonstrou a necessidade do F-MARC, também  examinar os 489 árbitros ativos que dirigem jogos nas categorias amadoras. "Precisamos lembrar que o número total de árbitros da Copa do Mundo da Fifa,  representa principalmente profissionais e, na verdade, apenas 0,02% de todos os árbitros registrados membros nas associações do mundo inteiro.

Cuide da sua integridade
A Fifa tem compilado nos últimos anos mais de 840. 000 árbitros e árbitros assistentes registrados no mundo inteiro. Também devemos cuidar de todos esses árbitros amadores”, diz Bizzini. Os resultados do estudo revelaram que os árbitros de elite sofrem quase dois terços das lesões durante o treino e 39% durante os jogos. Em comparação, 80% das lesões nos árbitros amadores acontecem nos jogos. Esses percentuais dizem muito do pouco cuidado que tomam uns e outros nas diferentes partidas ou práticas.

As mais comuns
No geral, quase a metade de todos os árbitros de elite no estudo (44%) haviam experimentado pelo menos uma lesão durante suas carreiras, em comparação com 23% dos árbitros amadores. Outra diferença foi a freqüência das doenças do sistema músculo esquelético. Tensões de ligamentos no tendão e tornozelo foram as mais comuns nos árbitros, tanto de  elite como amadores, enquanto a maioria das lesões diferiam das lesões dos jogadores pelo fato de que não houvesse nenhum contato físico.
Fonte: Revista Árbitros/José Borda

Nenhum comentário:

Postar um comentário