quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Raio-X da arbitragem

Allan Costa Pinto

O manual do Assessor de Arbitragem da CA/CBF, diz que: a carreira do árbitro avaliado depende muito da motivação para uma melhor atuação, da orientação para o desempenho esperado e da oportunidade da correção e, sobretudo, da qualidade da avaliação.
Pablo dos Santos Alves, o árbitro de Atlético 1 x 0 São Paulo, realizou uma arbitragem dentro dos princípios fundamentais das Regras do Jogo de Futebol. Foi simples, objetivo, deixou o jogo fluir com estilo, teve capacidade mental para discernir quando houve contato físico sem falta e quando aconteceu contato físico com a intenção de se cometer uma infração.
Nos quesitos disciplinares agiu com asserção, agilizou o reinício de jogo a cada paralisação e acrescentou o tempo em que a bola esteve fora de jogo. Nas consultas disciplinares, manteve perfeito contato visual junto aos assistentes, agindo com muita discrição, o que lhe proporcionou tomar decisões com exatidão.
E, por último, teve como fator principal a motivá-lo na arquibancada da confortável Arena da Baixada, a presença do Instrutor da Fifa, Aristeu Leonardo Tavares, designado pela CA/CBF, com a missão precípua de realizar a avaliação do desempenho do indigitado árbitro. Ótima atuação em partida de dificuldade média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário