segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Raio-X da arbitragem

Reclamam os dirigentes, atletas, torcedores e a imprensa  de Curitiba com razão, do lance de Paulo Baier, ontem, no prélio Cruzeiro/MG 1 x 1 Atlético/PR, em que o árbitro assistente,  Marcelo Bertanha Barison (CBF/1), da Federação Gaúcha de Futebol, assinala impedimento que não existiu e prejudicou sobremaneira a equipe rubro-negra do Paraná.  O equívoco aconteceu, assim como ao longo de todo este Brasileirão, vários equívocos de árbitros e assistentes aconteceram. Mas, conhecendo o ser humano Marcelo Barison, e conhecedor da sua postura como homem e profissional da arbitragem, só posso atribuir seu equívoco a uma fatalidade. O Atlético/PR,  foi prejudicado por equívocos de arbitragem em outras ocasiões e nada se falou. Acontece que em função da situação da equipe na tábua de classificação na atualidade, o peso deste erro se acentua, e dá margem para interpretações de diferentes ângulos. 

Sem novidades a Assembléia da Anaf
Falei em (off) com três presidentes de associação e sindicatos, que participaram da 30ª Assembléia da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf), no final de semana que passou, em Florianópolis (SC). Ao serem questionados sobre o Projeto 6405/2002, que versa sobre a regulamentação da atividade do árbitro de futebol no Brasil, me responderam que nada de execpecional aconteceu em relação ao tema. Diante da assertiva dos dirigentes classistas sobre o nominado projeto, repito o que escrevi na semana passada sobre a profissionalização do árbitro de futebol no Brasil: "Mas, meu caro internauta, que está tomando conhecimento deste escrito, pode ficar certo que após a nominada assembleia, tudo ficará como está, eis que não há espírito de união na confraria do apito e cada qual quer sobreviver individualmente sem a mínima preocupação com os desígnios dos respectivos colegas. Acrescente-se ao exposto, que ao contrário dos árbitros, a TV, os cartolas, os clubes, as federações e a CBF, quando os seus interesses correm algum risco se "fecham em copa" e não abrem espaço para ninguém". Caso a mentalidade do homem do apito não faça verter sentimentos do que na realidade representa no futebol, talvez no próximo século, ao lado do Senhor na eternidade, estarei escrevendo nas nuvens o que estou agora focalizando. Acredito que escrevi uma verdade que não pode ser desmentida. Quem viver verá, como dizia o Boluca, o mestre do jornalismo esportivo paranaense, na sua coluna no jornal Tribuna do Paraná.

Ótima atuação
Elmo Resende da Cunha (foto-CBF/1/GO), teve atuação perfeita na partida Coritiba/PR 1 x 0 Santos/SP. Sua arbitragem teve estrutura técnica, tática, física e psicológica do primeiro ao último segundo de jogo. É muito difícil o árbitro manter todos os quesitos aqui nominados intactos durante o jogo, sobretudo se o  jogo for  disputado em alta velocidade.  

Assessores de arbitragem

Me perguntam o que aconteceu com os Assessores de Arbitragem indicados pela Federação Paranaense de Futebol à CA/CBF. Não tenho contato com ninguém na entidade que controla o futebol brasileiro, mas imagino que diante da escabrosidade revelada junto aos meios de comunicação, de que  alguns dos indicados,  nunca apitaram um única  "pelada de menino de final de rua"," os assessores" foram congelados no "freezer". Digo isso, porque se  CA/CBF mantesse-os escalados,   seria uma desrespeito inominável para o quadro de árbitros da CBF e, por conseguinte, para o futebol pentacampeão do mundo.
A não escalar mais os ditos "assessores", a  CA/CBF dá um recado ao presidente da FPF e da Comissão de Arbitragem. Indiquem ex-árbitros com notório conhecimento sobre as Regras do Jogo de Futebol como determina a Fifa.

PS: informo que nunca pedi a ninguém e  não almejo ser assessor ou observador de árbitros nem da Federação Paranaense de Futebol e nem na CBF. Mas, entendo que no futebol do Paraná, temos pessoas que exerceram a função de árbitro e poderiam na condição de ex-árbitros, prestarem relevantes serviços à arbitragem brasileira se fossem indiciados para exercer tão nobre função.    



Nenhum comentário:

Postar um comentário