terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Cursos, muitos cursos

Me perguntam se não vou me posicionar sobre o desempenho da arbitragem paranaense no Estadual/2012, e quais as razões do meu silêncio. Respondo: no último vídeo da Uefa, que assisti no domingo à noite, o instrutor da entidade, Ivan Cornu, na palestra que realizou aos árbitros europeus, elenca que um bom árbitro, tem que ter vocação, talento, serenidade, equilíbrio, ser intelectual e notório conhecimento sobre as regras do Jogo de Futebol. Além do exposto, Cornu elencou que, um excelente árbitro tem que demonstrar ótima concentração, treinar exaustivamente diferentes formas de deslocamento em (baixa, média e alta velocidade).
E é imperativo, saber se posicionar dentro do campo de jogo, o que vai lhe propiciar acompanhar e ter dentro do seu campo visual, todos os lances, sobretudo, aqueles que ocorrem nas "zonas negras"do campo. Ou seja, área de pênalti e área de meta.
No vídeo ainda é acrescentado, que os árbitros devem participar periodicamente de cursos teóricos, práticos, treinamentos físicos, trabalho em equipe, devem trabalhar a parte psicológica e outros detalhes, tudo sob a coordenação de instrutores Fifa. Resumindo: no quadro de árbitros da Federação Paranaense de Futebol, no que tange ao aqui exposto, apenas dois membros, Heber Roberto Lopes e Roberto Braatz, cumprem as diretrizes elencadas pelo instrutor da Uefa. Diante do número estratosférico de homens de preto inscritos na FPF, tínhamos que ter no mínimo dez árbitros top de linha, não temos.


                                                      Rogério Menon da Silva




PS (1): Rogério Menon da Silva, o árbitro de Coritiba 5 x 1 Iraty, é o único apito que me chamou a atenção até aqui no campeonato paranaense. Embora não tenha sido testado na sua essência em função da fragilidade da equipe do interior, mesmo assim, apresentou virtudes que, se lapidadas podem torná-lo um apito promissor. Precisa corrigir deficiências de posicionamento e abandonar de vez em quando a diagonal e chamar o jogo para si. Num jogo de maior envergadura, essas deficiências, fatalmente afetarão sua atuação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário