quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Collina fala aos novos apitos da Uefa

Os novos árbitros internacionais da Europa,  estão sendo submetidos a uma riqueza de conselhos inestimáveis no seminário, que tem como palestrante, o ex-árbitro, Pierluigi Collina (foto), em um curso da Uefa na Turquia.
Collina, que assumiu o comando dos maiores dispositivos elétricos no mundo e do futebol europeu durante a sua própria carreira distinta, está agora disponibilizando sua vasta experiência como diretor de arbitragem da Uefa. Ele transmitiu os seus conhecimentos essenciais,  mesclado com os 43 recém-chegados novos apitos vindos de 28 associações nacionais européias, no Curso Uefa 21- Introdutório para Árbitros Internacionais, na cidade mediterrânea de Antalya.
                                                                    Foto: Uefa.com
"É um grande privilégio para vocês", disse Collina aos árbitros. "Estar entre os apitos no topo do mundo - é também uma grande responsabilidade.  Você tem que se orgulhar e você tem que ser comedido.  Os senhores irão fazer parte do topo do futebol mundial.
"O árbitro tem que tomar decisões importantes no campo de jogo,  e  muito rapidamente - em meio segundo, sob pressão - e você tem que estar pronto para assumir a responsabilidade", acrescentou. "Esteja preparado para lidar com crises - você tem que estar preparado, porque se a decisão é importante, ela pode ter grandes implicações.  Suas tomadas de  decisões serão discutidas, analisadas e questionadas.  O árbitro top de linha tem que estar pronto para lidar com essa pressão..."
Os recém-chegados à lista Fifa, foram informados sobre a necessidade de buscar constantemente melhorias e conhecer seus pontos fortes e fracos. "Você sempre pode aprender", disse Collina. "Tente melhorar o tempo todo e não tenha medo de mudar." Os árbitros foram instados a criar seu próprio sucesso através da preparação diligente. "Se você não se preparar, o fracasso virá imediatamente", enfatizou o italiano, que é o árbitro que obteve por seis temporadas o título de melhor apito de futebol do mundo, através da Federação Internacional de Histórias e Estatísticas do Futebol, órgão reconhecido pela Fifa. 
No curso, os árbitros foram orientados sobre várias situações, incluído aprender o máximo possível sobre as duas equipes à frente de um jogo - táticas, jogadores, suas  características, como  jogam ou jogaram as equipes em determinadas situações. "Isso vai ajudá-los - um bom árbitro é capaz de ler o jogo que está apitando", disse Collina. "É importante entender como um jogo pode ser jogado e se  preparar e estudar como jogam as equipes,  os atletas problemáticos e o comportamento do público."
Collina também pediu que os árbitros  protejam o jogadores contra jogo brusco grave, e para se proteger de mobbing jogador, reiterando a mensagem da Uefa dadas aos árbitros no início desta temporada .
Fitness e foco são as principais armas no arsenal de um árbitro de elite. Collina deu o exemplo do 1999 -  Uefa Champions League, o prélio Manchester United FC x  FC Bayern München - que ele apitou - quando o clube inglês veio de trás para ganhar o troféu com dois últimos suspiros objetivos. Collina lembrou sua necessidade de permanecer na bola  mesmo quando a fadiga foi rastejar dentro do seu corpo.  "Às vezes, tudo pode ir bem até o final de uma partida, e então você num segundo pode cometer um erro", disse ele. "Você tem que ficar lúcido, focado e concentrado do início ao fim - para estar em forma o suficiente,  para tomar decisões quando e principalmente for atingindo pelo cansaço físico e mental."
Collina concluiu uma hora fascinante na sua palestra, lembrando os participantes de suas responsabilidades em termos de imagem. "Você tem que inspirar outras pessoas", disse ele. "A melhor coisa que acontece é  quando alguém decide ser um árbitro por causa de  outro árbitro como exemplo.  Os árbitros  top de linha são modelos para jovens  no seu país, e as pessoas observam isto  diariamente. O mesmo procedimento acontece com os atletas famosos. Portanto,  é imperativo os senhores cuidarem de si mesmos todos os dias. A imagem que o árbitro passar a sociedade é a imagem que todos os desportistas terão de você, afirmou Collina. 
"O objetivo final para um árbitro é para ser aceito - quando jogadores e treinadores confiam num Referee, mesmo se ele tomar uma decisão errada, as insurreições serão moderadas.   É uma questão de preparação, personalidade e confiabilidade.  Aprenda com seus erros e faça auto-crítica da sua atuação a cada jogo.  Sempre há espaço para melhorias. Quando você cometer um erro, olhe para a frente,  busque a recuperação e volte mais forte. "
À frente da apresentação além de  Collina, participou pela Uefa, o primeiro vice-presidente da entidade,  Şenes Erzik, que  abriu o curso e felicitou os jovens árbitros. "Todos  merecem estar aqui", disse ele. "Vocês tem  trabalhado numa atividade  extremamente difícil no futebol.  E a  Uefa está determinada e empenhada em oferecer-lhe as possibilidades daquilo que melhor dispomos neste setor.  Vocês estão aqui para compartilhar experiências e aprender.  Não há limite para a aprendizagem -... É o trunfo.  Desejo-lhes todo o sucesso  em suas carreiras, finalizou Erzik.

Nenhum comentário:

Postar um comentário