segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Vem aí o ponto eletrônico

Foto: Refereetip
Na última Copa América, realizada na Argentina,  o quarteto de árbitros utilizou  o ponto eletrônico e bandeiras eletrônicas de última geração. Em que consiste o ponto?  É um sistema no qual o árbitro, os assistentes e o quarto árbitro, recebem um equipamento leve e pequeno, que é fixado na região do quadril, com um microfone colocado ao ouvido, o que permite a comunicação entre a arbitragem  durante a partida.

O ponto eletrônico foi aprovado pela Fifa, com a missão precípua de propiciar uma melhor interação entre os homems do apito, sobretudo nos lances que fujam do campo visual do árbitro central no transcurso do jogo.  O ponto,  já é  utilizado há mais de uma década em diferentes competições da entidade e em demais Continentes, e teve como um dos precursores, o ex-árbitro da Federação Francesa de Futebol, Michel Vautrot, atual diretor de árbitros daquela entidade.

Mas o pioneiro no uso dessa tecnologia,  foi o ex-árbitro  Laurent Duhamel (foto), que em recente entrevista ao jornal francês  L'Equipe, afirmou que,  o  nominado equipamento  auxilia sobremaneira  o trabalho da arbitragem nas tomadas de decisões, mas não impede o árbitro de cometer equívocos. Além do exposto, Duhamel, enfatizou que dois fatores são fundamentais para o sucesso da eficiência do indigitado equipamento. A sua qualidade e o treinamento adequado daqueles que irão usá-lo.

Pois bem, no próximo domingo, quando a bola rolar no campeonato paranaense, o torcedor verá essa importante ferramenta acoplada ao corpo dos árbitros da Federação Paranaense de Futebol. A  confraria do apito da Casa Gêneris Calvo, vai utilizar um equipamento, que a maioria das federações já usam, mas isso não me impede de torcer para que tudo dê certo, e que o nível da arbitragem do Estadual/2012, apresente uma melhor qualidade em relação aos anos anteriores.

PS (1): Leandro Júnior Hermes, árbitro da Federação Paranaense de Futebol, que apitou Corinthians/SP x Flamengo/RJ, pode até ter futuro na função, mas precisa corrigir imediatamente a  sua postura  dentro do campo de jogo e adotar um modelo de deslocamento nas jogadas de baixa, média e alta velocidade. Se continuar com a postura atual e não aprimorar as deficiências de posicionamento e deslocamento, quando for escalado em  competições de maior envergadura pela CA/CBF,  onde a observação é realizada por instrutores de maior capacitação,  sofrerá restrições e sua carreira ficará circunscrita ao futebol do Paraná.  

PS (2): Com  a ascensão de Francisco Carlos Nascimento (AL) ao quadro  da Fifa, e a provável substituição de André Luis Castro (GO) e Nielson Nogueira Dias (PE), por terem ultrapassado a idade limite para serem indicados para o quadro internacional,  nos próximos dias, três novos apitos serão indicados para completar o quadro de Asp/Fifa da CBF. Detalhe: fui buscar informações sobre os  nomes que poderão compor a lista e me foi informado, que o quadro de árbitros da Federação Paranaense de Futebol,  não possui nenhum nome que preencha os requisitos exigidos pela CA/CBF e da Fifa.  Enquanto o setor de arbitragem da Federação Paranaense de Futebol,  não implementar um novo  modelo de gestão, e não elaborar um projeto de excelência de formação de novos árbitros, com uma Escola de Arbitragem composta por  pessoas altamente capacitadas, os nossos homens de preto com exceção  de dois ou três nomes, continuarão a margem do processo em âmbito nacional. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário