sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Explorações visuais

A visão na arbitragem é muito importante, como é conhecido, 80% da informação dos jogos vem por este meio. Contudo após aproximarmos as regras do futebol  e ao trabalho da arbitragem em si, quem exerce a profissão percebe o indispensavel pode ser a visão. A exploração e desenvolvimento desta última é apontado pela FIFA e UEFA pois os árbitros que participam em seus torneios são avaliados em detalhe a este respeito.

Abranger, definir e focar
Na arbitragem é fundamental saber onde a bola está, como está se desenvolvendo o ambiente e manter contato com os assistentes. Portanto, os olhos dos árbitros devem abranger não só o campo de jogo, mas também controlar 22 jogadores, porque baseado no que é percebido deve tomar decisões rápidas, firmes e precisas. Os árbitros no decorrer das partidas devem ser capazes de definir a sua visão nos fatos, focar seus olhos em objetos próximos e móveis e reagir ao movimento por lá.

Ampliar e aplicar
As associações nacionais devem ampliar e aplicar os testes de acuidade visual nos seus apitos porque, embora eles julguem que todos estão tem boa saúde ocular, estudos recentes mostram que isso não é verdade porque alguns árbitros têm problemas como sensação de perda do campo visual, sensação de um nevoeiro nos olhos, inflamação dos tecidos ao redor dos olhos, visão turva de longe ou perto, dor ocular ou visão dupla, raramente eles têm o cuidado com esses sintomas, que no decorrer de um jogo pode lhes causar muitos problemas.

Testes regulares
"Na Uefa,  agora são feitos testes de acuidade visual", comentou o instrutor escocês Hugh Dallas. "Daltonismo, miopia, glaucoma, catarata podem ser um problema e hoje a entidade não quer deixar as peças soltas. Nossos especialistas analisam cuidadosamente os olhos dos árbitros para evitar problemas", disse Dallas, que também afirma que até agora não tiveram problemas neste sentido com os arbitros. Optómetristas, árbitros ou qualquer pessoa que deseja estar em dia com as novidades do setor óptico deverá participar em Madrid (Espanha), na Expooptica 2012.

Pilar para o desempenho
Os especialistas e visitantes da feira, que terminou neste domingo, tiveram a oportunidade de saber como são os testes da visão esportiva do protocolo de examens para os arbitros da Uefa e Fifa,  segundo explicaram representantes do Centro de Optometria Center (COI) e os que colaboram com essas organizações desportivas para avaliar os árbitros mostrando que a visão é um dos três pilares nos quais se baseia seu desempenho. Além disso, o COI realizou uma oficina de terapia da visão onde explicou didaticamente como aprender a fazer exercícios e técnicas para otimizar a visão.
A proposito como está a sua visão, árbitro de futebol?
Revista Árbitros/José Borda

Nenhum comentário:

Postar um comentário