terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

TV em outra finalidade


Depois de séculos de isolamento, os ingleses, rapidamente vão se globalizando. De início deram cor e ginga ao seu pálido futebol, importando atletas negros  de todos os cantos, da África ao caribe. Logo a seguir, se livraram daquele trambolho enferrujado que emperrava o avanço tático da velha ilha, o chuveirinho. E agora querem mesmo ir muito além: já reivindicaram em 2005 e voltaram a reivindicar recentemente da Fifa,  o direito de usar a TV como um elemento auxiliar do árbitro nos lances de dúvida ou as denominadas jogadas polêmicas.
Na nossa opinião, não acredito que a entidade que controla o futebol no planeta vá ceder aos apelos dos ingleses, até porque, na semana que antecedeu o Carnaval, o cartola-mor do futebol mundial, Joseph Baltter, afirmou que a dúvida é o sal do futebol. Que dúvida doutor? Não há mais dúvida, não. Hoje em dia, aqui como no Alasca ou na Patagônia, bola ainda quente, rolando no gramado, e já todo mundo viu, reviu e treviu  o tal  lance duvidoso, por todos os ângulos possíveis e imagináveis, em câmera lenta, quadro  por quadro, e ainda por cima metem lá um tira-teima pra não deixar sequer traço de incerteza.
No período noturno, nas resenhas esportivas e nas mesas-redondas, os tais  lances polêmicos são repetidos a exaustão. Quem tem dúvida?  Resposta: Só o pobre do árbitro, a quem a lei do jogo conferiu os poderes divinos  da onisciência e  da onipresença para decidir numa fracão de segundos o que todos estão vendo nos mínimos detalhes.
Não conceder ao árbitro, ao menos a chance  de observar o que todo mundo  está observando, é além de cruel, estúpido. Foi com esse raciocínio  em 2005, que o  senhor  Philip Don – membro do Colegiado de Árbitros Ingleses de Futebol, sugeriu junto à Fifa da possibilidade de os árbitros do País inventor  do futebol utilizarem câmeras de vídeo para equacionar lances polêmicos que ocorram numa partida.  Por ora, não acredito que a Fifa vá encampar a idéia. Tudo vai depender do desempenho da arbitragem na Copa do Mundo no Brasil.
PS: falando em resenhas esportivas e mesas-redondas, é deprimente, inaceitável e até vergonhoso o desconhecimento que se vê e se ouve dos membros dos  programas esportivos domingo à noite na televisão, no que tange as Regras do Jogo de Futebol, sobre as tomadas de decisões da arbitragem no campo de jogo. Mas o ouvido do torcedor começa ser bombardeado  com o desconhecimento das leis que regem o futebol nas quatro linhas no período diurno, quando ocorrem as transmissões esportivas via emissoras de rádio. É uma pena, porque isso desinforma o torcedor e às vezes pode levá-lo a tomar atitudes impensadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário