domingo, 29 de abril de 2012

Alegria num certame "frouxo": Atletiba



Concluídos os dois turnos do campeonato paranaense, vem aí os dois Atletibas, que irão finalmente dar vida ao campeonato. Me perguntam como foi o desempenho das nossas equipes e da competição em si, mas entendo que a resposta ao questionamento que me foi realizado, está muito bem fundamentado na coluna do Augusto Mafuz, do último sábado (28/4/2012) - e na brilhante matéria da Gazeta do Povo deste domingo, de autoria da jornalista Patrícia Bahr.    
Meu tema é arbitragem e neste setor não houve avanço substancioso nos últimos anos no futebol paranaense. E ela é de fundamental importância para os clássicos decisivos, Coritiba x Atlético/PR, para salvar o que resta da competição. Nos próximos dias, o assunto Atletiba, irá dominar a mente dos dirigentes, dos atletas, da imprensa, e, sobretudo, do torcedor.
Sem renovação não tivemos nenhum nome do quadro de árbitros da Federação Paranaense de Futebol, indicado para compor o quadro de aspirante a Fifa, em 2010, 2011 e2012. E, por extensão, um novo nome para apitar o principal clássico do futebol do Paraná. Isto revela, que embora tenha a entidade mater do nosso futebol, um contingente expressivo de árbitros, fruto da realização de uma avalanche de cursos na última década, o futebol da terra das Araucárias, está em descompasso com a realidade. A quantidade desmesurada de cursos de árbitros de futebol no Paraná, lamentavelmente, propiciou o lucro fácil a um segmento “seleto”  e a qualidade foi para o beleléu.
Aliás, seria de bom alvitre, que o  recém empossado corregedor de árbitros da CBF, Edson Resende de Oliveira, inicie um processo de  acompanhamento e o “modus operandi” empregado na maioria dos cursos de árbitros realizados em todo o Brasil. Em assim agindo, ficará sabendo, porque os árbitros indicados pelas federações para a CA/CBF, em muitos casos são meia-boca.
O histórico acima relatado,é doloroso ao futebol da terra dos pinherais, pois materializa a verdade que a nossa confraria de apitos vive um momento crítico, que já se estende  por longo período, sem renovar qualquer valor nessa área, circunstância que leva a motivar um brado de protesto contra os responsáveis da nossa entidade com gestão nesse setor.
O fracasso já ganha a imagem de perpetuidade, sendo mais do que certo que não há esperança a curto e médio prazo de se abrir caminho para um árbitro daqui galgar o patamar inicial e a posteriore seguir a rota para a Fifa.

                                                            Foto: Apito do Bicudo
                                                             Foto: Apito do Bicudo
PS: diante do exposto, no setor do apito nos últimos 8 anos, sob a batuta de Afonso Vitor de Oliveira, que dirige tão nevrálgico setor de forma caricata, resta a dupla Atletiba duas opções: Evandro Rogério Romam e Heber Roberto Lopes, ambos da Fifa. Mas aqui, faço uma solicitação aos Fifa nominados: se despojem de toda a vaidade e apliquem seus notórios conhecimentos físicos, psicológicos, técnicos e táticos nos dois clássicos. Se assim procederem, Romam e Heber são imbatíveis e não precisa importar árbitro de outra federação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário