quinta-feira, 7 de junho de 2012

Decisão sobre tecnologia sairá em 4 semanas

Decisão sobre tecnologia sairá em 4 semanas
© Getty Images
Daqui a quatro semanas, no dia 5 de julho, a International Football Association Board se reunirá em Zurique para uma assembleia especial. Em um momento histórico, a entidade de 127 anos de idade anunciará se aprovou em princípio a introdução da tecnologia da linha do gol.
Depois de nove meses de avaliações na Inglaterra, Alemanha, Hungria e Itália, ainda permanecem os sistemas de duas empresas: Hawk-Eye e GoalRef. Na véspera do dia que encerrará a segunda fase de testes, a GoalRef passou hoje por avaliações práticas na sede do clube alemão Nuremberg. Os testes de barreira de impacto foram monitorados não apenas por Rolf Staempli e Michael Koster do instituto independente EMPA, mas também por um grande grupo de jornalistas alemães e suíços.

A avaliação de impacto é somente um elemento da rigorosa análise da EMPA. Posicionada a seis metros do gol, uma máquina arremessa bolas na direção de uma barreira com dimensões semelhantes às de um goleiro (1,90 m de altura). Com o objetivo de determinar a precisão dinâmica da tecnologia, a barreira começa na frente da linha do gol e depois é movida gradualmente para trás, até estar finalmente atrás da linha.
A bola bate na barreira de impacto em velocidades entre 50 e 120 km/h, com câmeras de alta definição verificando se ela cruzou a linha ou não. Se o arremesso resulta em gol, um sinal vibratório e visual é enviado em menos de um segundo ao relógio dos avaliadores.

O gerente de comunicação e relações públicas da GoalRef, Rene Dunkler, explicou o sistema aos jornalistas presentes e para o
FIFA.com. "O nosso sistema funciona em cada meta, com dez antenas plastificadas montadas nos postes e no travessão. Parcialmente abaixo do solo, um transmissor está conectado a um processador. Três bobinas eletrônicas ficam dentro da bola, entre a bexiga e os painéis. Quando a bola entra no gol, o sistema de antenas é ativado e movimenta o processador. Assim que o campo magnético é cruzado, sinalizando um gol, um sinal de radiofrequência sem fio é transmitido ao relógio do árbitro. Acreditamos que podemos fazer tudo isso em menos de meio segundo."

"Imagine um lago sem vento, com a água completamente parada", prosseguiu, fazendo uma comparação. "Então, se começa a chover, o primeiro pingo perturba a superfície da água. Ao atravessar o campo magnético, a bola 'perturba' o nosso sistema, e nós podemos identificar que ela cruzou a linha do gol." Os testes em Nuremberg continuarão nesta noite sob luz artificial e serão concluídos amanhã em um jogo-treino. 
 

"Ao atravessar o campo magnético, a bola "perturba" o nosso sistema, e nós podemos identificar que ela cruzou a linha do gol"

Rene Dunkler, gerente de comunicação e relações públicas da GoalRef


Do handebol ao futebol
A dinamarquesa GoalRef se originou de um sistema desenvolvido para a Federação Internacional de Handebol. Inicialmente com progresso limitado por causa da falta de apoio financeiro, ela começou a trabalhar com a organização alemã Fraunhofer IIS em 2011 e entrou na primeira fase de testes já em fevereiro do ano passado. A Fraunhofer agora é a principal parceira dos inventores da tecnologia. A empresa também está atualmente estudando soluções para aplicação em futsal e showbol.


"A Fraunhofer IIS faz parte de uma organização com 60 diferentes institutos, e todos nós somos organismos de pesquisa aplicada", explicou Ingmar Bretz, chefe de projeto da GoalRef. "Desenvolvemos produtos e depois os licenciamos. Também trabalhamos com desenvolvimento de produtos, desenvolvendo tecnologias para diferentes empresas. Um dos nossos mais conhecidos sucessos é o MP3, que foi desenvolvido na nossa sede em Erlangen."



Fonte: Fifa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário