segunda-feira, 11 de junho de 2012

Notícias do apito

Romam fez "forfait" (1)
A exemplo do ano passado quando não compareceu ao teste físico da Fifa/CBF na cidade de Londrina (PR), o árbitro Evandro Rogério Romam (foto), não compareceu ao teste aplicado pela CA/CBF na semana que passou em Londrina. É bom lembrar que em 2011, num caso "sui generis" na arbitragem Sul-americana, o árbitro em tela para não perder o escudo da Fifa, com o beneplácito da CA/CBF, foi submetido de fevereiro a setembro a quatro testes físicos.
Foto: Allan Costa 
Romam fez "forfait" (2)
Para esclarecer o leitor sobre o imbróglio, explico: nas competições da Fifa, da Conmebol e da Uefa, quando o árbitro ou um dos assistentes é reprovado no teste físico ou no teórico, o trio de arbitragem é desligado das competições sumariamente e ponto final.

Romam fez "forfait (3)
Quando se trata de competições dentro do seu próprio país, as associações, federações e confederações européias de futebol, cada uma de acordo com o seu regimento, concede ao árbitro ou assistente reprovado no teste físico/teórico uma segunda oportunidade e ponto final. Além disso, só se dá uma terceira oportunidade na Europa, em casos excepcionais. Portanto, não enganem o leitor.

Faltam dois anos (1)
A dois anos do início da Copa do Mundo, não se tem conhecimento de que a CBF tenha o arcabouço de um projeto que vise apresentar um trio de árbitros de excelência para a Fifa com vistas a Copa de 2014.

Faltam dois anos (2)
Embora a Conmebol e a Fifa tenham definido por ora, que Wilson Luis Seneme (Fifa/SP) é o árbitro pré-selecionado para o evento, é bom preparar no mínimo mais dois árbitros.

Faltam dois anos (3)
Em se tratando de apito, se algo acontecer com Seneme, pela ordem os nomes são: Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS) e Paulo Cesar de Oliveira (Fifa/SP). No que concerne aos assistentes/Fifa, o quadro está totalmente indefinido desde a Copa da África, quando Altemir Hausmann e Roberto Braatz fizeram uma dupla memorável.

A trave e o chip (1)
No próximo dia 6 de julho, o International Board, o único organismo no planeta que pode autorizar experimentos ou mudanças nas Regras do Jogo de Futebol, decidirá sobre a utilização do chip na bola, objetivando eliminar lances polêmicos e auxiliar a arbitragem a definir se a bola ultrapassa ou não na sua totalidade a linha de meta.

A trave e o chip (2)
O sistema funciona através de antenas, internet sem fio, radiofrequência e campo magnético nas traves e no travessão, e quando a bola ultrapassa a linha do gol na sua plenitude, o árbitro recebe em seu relógio de pulso, em no máximo meio segundo, o aviso eletrônico de que a pelota ultrapassou totalmente a linha do gol. Nos últimos anos, o tênis, o automobilismo, o turfe, o voleibol, o futebol americano implementaram a tecnologia com sucesso, visando equacionar equívocos da arbitragem, mas no futebol, segundo Joseph Blatter, presidente da Fifa, as decisões do árbitro, que é humano é o sal do futebol.

Parceria: federação x sindicato
A caminho de gramado (RS) - faço uma parada em Porto Alegre. Sou recepcionado pelo presidente do Safergs, Ciro Camargo. Pergunto a Ciro qual foi o milagre que fez o árbitro Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS) atingir o índice de massa corpórea exibido atualmente e quais foram as ações desenvolvidas para torná-lo novamente um árbitro top de linha. O presidente me explica que a Federação Gaúcha e o sindicato dos árbitros preocupados com o seu quadro de arbitragem, optaram em celebrar parcerias com empresas locais, que disponibilizam preparadores físicos, fisiologistas, nutricionistas, professor de inglês, ortopedista, psicólogo aos árbitros, em troca de patrocínio na indumentária dos árbitros. Bela idéia!

PS: e, por derradeiro, é bom lembrar que a CA/CBF divulgou o calendário de testes físicos/teóricos para todas as 27 federações estaduais nos primeiros dias de janeiro do ano em curso. O que desarma qualquer argumento de que não houve tempo suficiente para que os árbitros e assistentes se preparassem a tempo de encarar os testes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário