segunda-feira, 18 de junho de 2012

Jovens apitos no pedaço

Observando a  designação dos árbitros e assistentes para as partidas de volta da Copa do Brasil, vislumbrei pela primeira vez nos últimos anos a CA/CBF optar em deixar de fora os árbitros de maior projeção nos jogos decisivos desta competição e inclinar-se  pela juventude de dois árbitros promissores.  No Couto Pereira, o comando de Coritiba x São Paulo estará sob a batuta daquele que na nossa opinião é a maior revelação da arbitragem brasileira na última década. Refiro-me a Wilton Pereira Sampaio (Asp/Fifa/GO) - fortíssimo candidato ao escudo da Fifa no final deste ano. 

                                     Wilton Pereira Sampaio
Na outra semifinal da Copa do Brasil na Arena Barueri, Palmeiras x Grêmio se enfrentam com o  apito do árbitro detentor da melhor arbitragem do ano até o presente momento. Ele se chama Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG), que na quarta-feira que passou no Morumbi, foi perfeito no São Paulo 1 x 0 Coritiba. 

PS: encontro o gerente da Federação Paranaense de Futebol Luiz Antonio Gusso, que me diz estar profundamente chateado por tê-lo nominado como leigo, por ocasião do recente teste teórico realizado na sede da FPF para árbitros e assessores.  Naquela ocasião, Gusso foi designado pela CBF para "fiscalizar" o teste nominado. A questão é simples: Gusso deveria ter a sensatez de declinar da indicação pelos seguintes motivos. Ele não é versado nas Regras do Jogo de Futebol. É gerente da entidade e tem contato direto com os envolvidos e o teste em tela era de fundamental importância para o aprimoramento dos que estavam sendo avaliados. E, por último, se se confirmar que foi a CBF quem o indicou, é vergonhoso para o futebol pentacampeão do mundo permitir que uma pessoa sem as devidas credenciais  "fiscalize" um  teste de tamanha magnitude. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário