domingo, 1 de julho de 2012

Raio-X da arbitragem

Chamem o professor Helsen (1)
Se o professor Werner Helsen, que é o preparador físico dos árbitros das competições da Fifa, decidisse vir ao Brasil de surpresa e realizasse um teste físico nos apitos que compõe o quadro de arbitragem da CBF, principalmente naqueles que ostentam o escudo da entidade internacional, a situação iria ficar preta: não tenho dúvidas em afirmar que a Fifa mudaria a metodologia adotada no seu teste físico ou então reprovaria alguns figurões do apito, que apresentam índice de massa corpórea incompatível com as medidas exigidas na atualidade.

Chamem o professor Helsen (2)     
Além de ser  preparador físico dos árbitros da Fifa, Werner Helsen exerce a mesma função junto a Uefa. É importante destacar que, Helsen é PhD pela Universidade Louvre (Bélgica) na cadeira de educação física.

Dois pesos e duas medidas (1)
Ao escalar árbitros e assistentes que não realizaram o teste físico e teórico no ano em curso nas suas competições, a CA/CBF retrocede no tempo ao adotar critérios diferenciados entre os membros do quadro nacional.

Dois pesos e duas medidas (2)
Ao compactuar com tamanho descalabro, os responsáveis pelo setor das arbitragens da CBF, além de desferirem uma bofetada na face daqueles que se prepararam adequadamente e não são escalados, contribuem para a piora da qualidade da arbitragem nacional, que, diga-se de passagem, após a 7ª rodada apresenta índices técnicos, físicos, táticos e psicológicos sofríveis.
Eles pensam que a Fifa não sabe
É bom lembrar a CA/CBF e aos árbitros brasileiros pré-selecionados para a Copa do Mundo de 2014, que Carlos Alarcón, presidente da Comissão de Árbitros da Conmebol, Massimo Busacca, chefe de arbitragem da Fifa e Angel Maria Villar, presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa, possuem observadores de arbitragem espalhados por todo o planeta e são informados diariamente de todos os fatos pertinentes aos homens de preto. 

Quem apita  (1)

Palmeiras x Coritiba, iniciam na quinta-feira a decisão da Copa do Brasil. Se no Brasileirão o nível da arbitragem é sofrível, nesta competição a qualidade do desempenho dos homens do apito é satisfatória. Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG) e Wilton Pereira Sampaio (Asp/Fifa/GO), foram os destaques até o momento.

Quem apita (2)
A imprensa, os dirigentes, os clubes  e sobretudo o torcedor que paga o seu ingresso, esperam  que a CA/CBF indique para as duas partidas decisivas, um grupo de árbitros comprometidos com o futebol e  com o cumprimento das Regras do Jogo de Futebol na sua essência.

 A Fifa vai decidir (1)

A Fifa decide na quinta-feira (5), em Zurique, se implementa ou não a tecnologia (bola com chip) - para auxiliar a arbitragem a dirimir lances polêmicos. Dois sistemas de tecnologia foram testados exaustivamente na linha do gol. O Hawk-Eye e o GoalRef. Ambos foram aprovados nos testes científicos impostos pelo International Board.  No entanto, o Board informou na semana que passou, que o sistema que a vier a ser aprovado será considerado um auxílio à arbitragem, mas a decisão final do lance continuará sendo do árbitro. 

A  Fifa vai decidir (2)     

Fotos: Divulgação
    
 Após o gol do meia inglês Lampard na Copa da África do Sul contra a Alemanha, quando a bola ultrapassou a linha de meta em 37 centímetros e o árbitro Jorge Larrionda e seu compatriota Mauricio Espinosa  não viram a bola entrar,  Joseph Blatter, presidente da Fifa, prometeu rever a questão da introdução da eletrônica no futebol para ajudar os árbitros.  No último dia 20, no jogo Ucrânia x Inglaterra pela Eurocopa, aos 15 minutos da segunda fase, o ucraniano Milevskiy deu um ótimo passe para Devic, que invadiu a área e chutou na saída do goleiro Hart. A bola tocou no goleiro inglês e após cruzar a linha de meta em 22 centímetros foi afastada pelo defensor John Terry. A bola não só ultrapassou a linha de meta como o assistente adicional que estava atrás do gol também não viu a pelota entrar. Questionado novamente sobre o tema, Blatter afirmou que a bola com chip é uma necessidade e deverá ser implementada já na Copa das Confederações em 2013, no Brasil e no Mundial de 2014.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário