segunda-feira, 2 de julho de 2012

Wilton Sampaio: a beira do sucesso


Rubens Maranho (in memoriam), afirmava nas suas preleções que o estado de espírito do árbitro ordena positiva e/ou negativamente o clima dentro e/ou fora do campo de jogo. Já Pierluigi Collina, disse na sua palestra ao sexteto de árbitros que laborou na decisão da Eurocopa/2012, no prélio Espanha x Itália, que os árbitros quando são designados para eventos de excelência devem ter equilíbrio, inteligência, frieza, imparcialidade, educação e quando as circunstâncias exigirem uma tomada de decisão mais acentuada, energia na condução de uma partida. E, ao finalizar sua preleção, Collina, especificou que todos que ali estavam eram possuidores de talento, aptidão e sorte.

                                       Wilton Pereira Sampaio ao centro
Dito isto, embora não atue nas competições da Uefa, não ostente o escudo da Fifa, nunca foi orientado por Pierluigi Collina, Wilton Pereira Sampaio (foto/Asp/Fifa/GO), o árbitro designado pela CBF para dirigir o primeiro jogo decisivo da Copa do Brasil entre Palmeiras/SP x Coritiba/PR, na próxima quinta-feira, está muito próximo de atingir o patamar acima descrito e se tornar um dos melhores homens de preto do futebol brasileiro, e quiçá inserir seu nome entre os pré-selecionados para o Mundial de 2014. Este processo poderá ter um avanço significativo, a partir  da sua atuação na Arena Barueri e do trabalho em equipe que deverá realizar na companhia dos assistentes Alessandro Rocha Matos e Fabrício Vilarinho.
PS: Paulo Cesar de Oliveira (Fifa/SP), no jogo Grêmio/RS x Atlético/MG deu um exemplo negativo quando ao admoestar  verbalmente o atacante Andre Lima, do Tricolor dos Pampas,  foi empurrado de forma acintosa e aceitou o gesto aqui mencionado de forma passiva. Nenhum árbitro deve permitir tamanha indisciplina, que dirá um árbitro da Fifa.

Um comentário:

  1. Acho que ele ganhou o escudo da Fifa depois desta partida.

    ResponderExcluir