sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Notícias do apito

A pena aplicada ao árbitro Heber Roberto Lopes no STJD não me surpreendeu
 

Suspenso (1)
Um dos nomes mais falados do futebol brasileiro no que tange à arbitragem, Heber Roberto Lopes (Fifa/PR) foi suspenso na última quarta-feira pelo (STJD), por deixar de relatar ocorrências disciplinares ocorridas no jogo América/RN x Ceará/CE, em desconformidade com o Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Ou seja: deixou de aplicar a Regra XII como determina a Fifa.

Suspenso (2)
A pena aplicada ao indigitado árbitro não me surpreendeu. Há oito anos consecutivos o futebol paranaense vivencia um anacronismo no quadro de árbitros da Federação Paranaense de Futebol, como nunca seu viu nos seus anais. O setor de arbitragem é dirigido de forma arcaica, sem projeto, sem um modelo de gestão.

Suspenso (3)
Se a Federação Paranaense de Futebol e a Associação Profissional de Árbitros de Futebol do Paraná aplicassem parte da taxa de inscrição de R$ 280,00, e mais os 5% das taxas do campeonato da Séria A, que cobram de cada árbitro inscrito por temporada em cursos de aprimoramento, contratasse um preparador físico, um professor de português e um advogado da Justiça Desportiva para ensinar os árbitros a preencherem corretamente o documento oficial da partida que é a súmula, acredito que Heber Roberto Lopes não seria punido.

Suspenso (4)
Resta saber como agirá a Fifa em relação a Heber Roberto Lopes, já que ele foi designado pela entidade para dirigir no próximo dia 7 de setembro Colômbia x Uruguai, em Barranquila, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014.

Teste físico derradeiro
A última oportunidade para árbitros e assistentes do quadro nacional da CBF que ainda não realizaram o teste físico acontece no próximo dia 21 na Granja Comary/RJ. Evandro Rogério Romam (Fifa/PR) não fez o teste e por esse motivo  está afastado temporariamente das escalas das competições da CBF. Aliás, o temível teste físico da Fifa, que é universal, têm provocado calafrios, taquicardia, e até mesmo o fim da carreira de muitos homens de preto.

Seminário (1)
Os 30 trios de arbitragem pré-selecionados para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil participarão de um Seminário de Medicina nos meses de setembro e novembro deste ano, no Schulthess klinik, Centro Médico de Excelência da Fifa, em Zurique. O objetivo da Fifa é saber a quantas anda a saúde dos homens que terão a dificílima responsabilidade de tomar decisões adequadas no maior evento futebolístico do planeta.

Seminário (2)
O Centro Médico de Excelência da Fifa elaborou uma cronograma de exames aos árbitros e assistentes, que terá uma avaliação física geral, análise de sangue, exames de ortopedia, ecocardiograma com prova de exercício físico e exames cardíacos em repouso e em situações de stress. Quem estiver 100% continua, quem não tiver será dispensado, diz a Fifa de forma lacônica. A Fifa informa que o Centro de Estudos de Arbitragem Desportiva utilizará nos exames dos pré-selecionados o que de mais moderno possui a medicina na atualidade

Seminário (3)
Após os exames médicos, os pré-selecionados irão participar um a um de entrevistas com os Instrutores do Departamento de Arbitragem da Fifa nas disciplinas (técnica, tática, física, psicológica e médica). É bom lembrar que, dos pré-selecionados, ficarão 24 árbitros titulares, 6 suplentes, e 48 assistentes.

O STJD acertou ao punir Heber? (1)
Dada a repercussão da punição imposta ao árbitro Heber Roberto Lopes (Fifa/PR), pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva da CBF, recebi vários questionamentos se aquela corte desportiva agiu com correção ou não. Respondo: primeiro é preciso informar ao leitor, que esta prática já vêm sendo adotada pelos tribunais desportivos da Bundesliga (Alemanha), Premier League (Inglaterra) e das federações de futebol da Espanha e da Itália.

O STJD acertou ao punir Heber? (2)
E, segundo, ninguém suporta mais a avalanche de equívocos que são cometidas pelos homens de preto, a cada rodada do maior campeonato de futebol do planeta. A Fifa diz que o árbitro é o guardião  das Regras do Jogo de Futebol, e é o único personagem no campo de jogo, com poderes para aplicá-las e interpretá-las. No futebol brasileiro, a arbitragem é omissa, permissiva, pusilânime, “cheia de jeitinhos”, e tem muita gente apitando apenas para receber a sua pecúnia e fazer turismo via área.

O STJD acertou ao punir Heber? (3)
Portanto, a Terceira Comissão Disciplinar do (STJD), procedeu com acerto na punição ao indigitado apito e ao mesmo tempo exibiu uma face moderna da Justiça Desportiva brasileira, já que é missão precípua  dos  seus membros cumprir o prescrito no Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Parabéns a Justiça Desportiva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário