terça-feira, 21 de agosto de 2012

Notícias do apito

Suspensos (1)
A CA/CBF anunciou com muita discrição, o “afastamento” de alguns árbitros e assistentes, que  nas últimas rodadas cometeram alguns equívocos técnicos, o que tem propiciado uma série de prejuízos aos clubes e, por conseguinte, diferentes  discussões sobre a capacidade dos apitos nas competições da entidade.
Suspensos (2)  
O “afastamento” como explicou o vice-presidente da CA/CBF Manoel Serapião Filho, visa “preservar” os árbitros e assistentes, que agiram em descompasso com as Regras do Jogo de Futebol. Faltou explicar que tipo de treinamento será aplicado aos “afastados” e quem será o responsável pela requalificação.
Suspensos (3)
Não basta afastá-los, é preciso estabelecer um programa de orientação/treinamento específico, sobre a maneira adequada de interpretação e aplicação da regra, que deveria ser  empregada nos  lances em que foram constatados os erros, e, programar uma série de atividades com vistas a requalificação total afastados. Após o encerramento desse ciclo, inseri-los novamente  na relação dos sorteios.
Panorama de indigência (1)
A escalada interminável de equívocos da arbitragem, que vivenciamos nesta primeira fase do Brasileirão/2012, somada a reprovação de alguns membros da Renaf no teste físico da Fifa e a suspensão de alguns árbitros e assistentes, que desleixaram no momento de preencher o documento oficial da partida, que é a súmula,  evidenciam o quadro lastimável de indigência técnica, física, tática e psicológica do quadro nacional de árbitros da CBF. Em tempo: os árbitros e assistentes são indicados pelas federações estaduais. Porém, diante do quadro de pobreza exposto, urge que a CA/CBF mude radicalmente a forma de indicação dos futuros apitos que irão compor a Renaf, ou então em curto espaço de tempo, vai sobrar árbitro de futebol no Brasil, mas vai faltar qualidade.
Panorama de indigência (2)
O retrato da qualidade da arbitragem nacional,  acende a luz amarela para a CA/CBF, já para a Copa das Confederações no ano que vem, e  para o Mundial de 2014, no Brasil.  Não sem tem conhecimento de um projeto de excelência na formação de um trio de árbitros de alto nível para as competições aqui nominadas.
Seneme em Zurique (1)
No mês que vem a Fifa realiza um seminário para a confraria do apito pré-selecionada para a Copa de 2014, em Zurique. O trio de árbitros brasileiro que deverá ser enviado pela CBF a Suiça, se não houver mudanças, deverá ser composto pelo árbitro Wilson Luiz Seneme (foto/Fifa/SP) e os assistentes Alessandro Rocha de Matos (Fifa/BA) e Emerson Augusto de  Carvalho (Fifa/SP).
                                                 Wilson Luiz Seneme
Seneme em Zurique (2)
Neste seminário, os apitos pré-selecionados serão submetidos a rigorosos exames físicos, teóricos, técnicos, práticos, provas nos idiomas de inglês e espanhol (ler, falar e escrever) -  e a uma inspeção médica como nunca foi realizada com os árbitros  de uma Copa do Mundo, afirmou na última segunda-feira, o presidente da Fifa, Joseph Blatter.
Seneme em Zurique (3)
Fui informado que um dos membros do trio de arbitragem pré-selecionado para esse evento da Fifa, tem problemas de lesões quando submetido a uma carga de exercícios físicos. Na Uefa e na Premier League, na Inglaterra, para prevenir árbitros e assistentes de prováveis lesões, é utilizado a análise isocinética. Trata-se um aparelho que, através de variadas avaliações de força, potência e resistência, detecta se um músculo está mais fraco que o outro. Esse desequilíbrio é um dos fatores que mais geram lesões ou diminuição da performance do indivíduo, quando na prática de exercícios. Com os dados fornecidos pelo aparelho, é possível trabalhar o músculo que está mais fraco, o que equilibra o corpo.  Pergunto: com tamanha gama de patrocinadores e os milhares de reais que arrecada, por que a CBF ainda não adquiriu este aparelho para utilizar em benefício do quadro nacional de árbitros?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário