domingo, 30 de setembro de 2012

Notícias do apito

Desconhecidos do apito no sub-20 (1)
Inicia na terça-feira (02/10), a Copa do Brasil Sub-20, sob a chancela da CBF. E a novidade vem do setor do apito. Nessa competição, os árbitros designados pela CA/CBF para a primeira fase, serão locais e jovens que foram guindados a Relação Nacional de Árbitros (Renaf), em (2011/2012) e almejam o estrelato. Se aprovados, de acordo com o presidente da CA/CBF, Aristeu Tavares, poderão num futuro próximo serem convocados para jogos de maior envergadura da entidade que comanda o futebol brasileiro.

Desconhecidos do apito no sub-20 (2)
A orientação para utilizar árbitros locais foi da presidência da CBF. Porém, a partir da segunda fase o árbitro central será de outra federação. E nas duas últimas fases, semifinal e final, o trio de arbitragem será neutro.  

Desconhecidos do apito no sub-20 (3)
O objetivo da Comissão de Arbitragem é descobrir novos talentos vocacionados para o apito e, segundo informações do professor Tavares, em Porto Alegre a este colunista, quiçá lançar alguns desses jovens na Copa do Brasil  e nas Séries B e C do Brasileirão do ano que vem.

Desconhecidos do apito no sub-20 (4)
Foto: Apito do Bicudo
Aristeu Tavares ao centro e Airton Nardelli a direita, presidente do Sindicato dos Árbitros/PR, pretigiaram a entrega do título de cidadão honorário a Carlos Eugênio Simon, em Porto Alegre (RS)

Para Tavares (foto), o lançamento dos novos árbitros tem como objetivo principal, oxigenar o quadro de árbitros da CBF. Até porque, o mundo globalizado em que vivemos exige transformações diárias nas diferentes atividades que atua o ser humano, e a arbitragem inserida nesse contexto não pode ficar a margem do processo.

Desconhecidos do apito no sub-20 (5)
No que diz respeito ao futebol paranaense, a Copa do Brasil Sub-20, terá a participação do árbitro da FPF Leandro Júnior Hermes, já na primeira rodada. Júnior Hermes, apita Coritiba/PR x São Paulo/SP, na quarta-feira, às 20h, no Couto Pereira. Estarei lá observando e torcendo para que o indigitado árbitro seja coroado de êxito, e quebre a uruca da incompetência, da mesmice, da falta de renovação, que está impregnada na direção do quadro de árbitros da Federação Paranaense de Futebol.

Vem aí a lista da Renaf (1)
No Rio Grande do Sul, perguntado quando e se haverá alterações na Relação Nacional de Árbitros de Futebol (Renaf/2013), Aristeu Tavares informou que sim. A nova lista será divulgada nos próximos dias e as mudanças serão efetivadas e substanciadas através dos quesitos técnico, tático, físico, psicológico, social e na produtividade de cada árbitro e assistente no entendimento da nova comissão.

Vem aí lista da Renaf (2)
Na oportunidade, o homem forte da arbitragem brasileira, disse que a CA/CBF  está esperando os últimos árbitros e assistentes encaminharem os documentos exigidos, que devem ser entregues a Corregedoria da CBF, que é presidida pelo Dr. Edson Resende, para  posterior divulgação da nova Renaf.

Vem aí a nova lista da Fifa
Outro questionamento respondido de pronto por Tavares, foi sobre a nova composição do quadro internacional de árbitros e assistentes da Fifa, no que tange o futebol brasileiro em 2013. Leonardo Tavares afirmou, que a lista foi encaminhada a Fifa e a prerrogativa de homologá-la e torná-la pública, cabe a entidade que controla o futebol no planeta.

Seneme  desligado do Mundial/2014?
Wilson Luiz Seneme (Fifa/SP), após ser submetido a uma bateria rigorosa  de exames médicos, físicos, teóricos e práticos no campo de jogo, em Zurique, retorna ao Brasil nesta semana e deverá narrar o que de fato aconteceu consigo. Se confirmado o desligamento de Seneme como chegou a se cogitar, em função de que ele não atingiu os índices no teste físico da Fifa, instada a responder quem será o seu substituto, a CA/CBF, irá levar a questão para apreciação do presidente José Maria Marin.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário