segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Raio-X da arbitragem

                                                                Divulgação
                                                           Dr. Carlos Alarcón

Curso  para instrutores (1)
A CBF realiza no período de 8 a 13 de outubro/2012 na Granja Comary (RJ), um curso para trinta instrutores de arbitragem, que foram indicados pelas federações estaduais. A exigência para participar desse curso é de que o candidato tenha ensino médio, boa dicção, bom conhecimento de espanhol e inglês, além de conhecer e manejar  informática.

Curso para instrutores (2)
O objetivo principal do curso de formação para instrutores, tem como alvo aprimorar a qualidade da arbitragem brasileira a partir das federações estaduais, de onde os árbitros são egressos. Isto porque, é latente a pauperidade exibida pelos árbitros das federações nos quesitos técnicos, táticos, físicos e psicológicos, quando designados nas competições da CBF.

Curso para instrutores (3)
Para ministrar esse evento na Granja Comary, a  CA/CBF convidou o Dr. Carlos Alarcón Rios, presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol, Instrutor Fifa e o mais longevo membro da Comissão de Árbitros da Fifa. Alarcón, virá direto de Baku (Azerbaijão), onde está inspecionando o desempenho das árbitras no campeonato de futebol feminino Sub-17 da Fifa, que está sendo realizado naquele país. 
                                                               
Curso para instrutores (4)
Além de Carlos Alarcón, os participantes do curso para instrutores, serão brindados por outro personagem de excelência da arbitragem mundial. Trata-se Oscar Ruiz, ex-árbitro Fifa, que assim que encerrou sua brilhante trajetória com o título de árbitro das Américas, foi convidado pela entidade que controla o futebol no planeta para ser mestre de arbitragem. 

Congresso da Anaf
De 8 a 11 novembro do ano em curso, na cidade de São Paulo, acontece o congresso  da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf). Entre os temas que serão elencados pela direção dos homens de preto do futebol brasileiro, a profissionalização do árbitro de futebol deverá ser o centro das atenções, segundo o presidente Marco Antonio Martins. 

Chamem o Scheffler (1)
A propósito do encontro da Anaf, estive no final de semana que passou em Porto Alegre (RS), prestigiando a entrega do Título de Cidadão Honorário ao ex-árbitro Carlos Eugênio Simon. E lá conheci através de Ciro Camargo, presidente do Safergs, o jurista Ademar Pedro Scheffler. E falando de regulamentação da profissão do árbitro de futebol, Scheffler me contou um fato que deve ser analisado com muita acuidade pela direção da Anaf.

Chamem o Scheffler (2)
O indigitado advogado me disse, que o ex-árbitro Fifa Gustavo Mendes (Uruguai), que atuou na década de 90, moveu uma ação trabalhista contra a Fifa, a Conmebol e a Federação Uruguaia de Futebol. A Justiça trabalhista do Uruguai excluiu da ação a Fifa e a Conmebol, porém, reconheceu o vínculo trabalhista com a federação daquele país. Resultado: após uma década de recursos, a sentença foi prolatada  e sua execução deve ocorrer nos próximos dias. O montante a ser pago a Gustavo Mendes, deve girar na casa dos oitocentos mil dólares.

Chamem o Scheffler (3)
Ademar Scheffler, que é versado na Justiça Desportiva e é considerado a maior autoridade no assunto no Rio Grande do Sul, foi ao Uruguai, acompanhou o processo na sua essência, extraiu cópia dos autos e na nossa opinião, deveria ser objeto de uma oitiva pela diretoria da Anaf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário