terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Notícias do apito

Foto: Conmebol
CBF abriu os olhos (1)
Passaram-se anos, muitos pois, sem que a arbitragem brasileira tivesse um disciplinamento nobre, ou seja: na proporção das necessidades. O aprendizado sempre foi ditado de forma precária sem sentimento coletivo de ensino profissional, dando-se ao assunto menor prioridade. Agora parece que o tema foi observado com a atenção devida merecendo, inclusive, a CBF “aquele abraço”.
CBF abriu os olhos (2)
As afirmações contidas na nota introdutória nesta mensagem eletrônica é para noticiar que, finalmente, a entidade que comanda o futebol brasileiro (CBF) criou a Escola Nacional de Arbitragem destinada a propiciar um modo diferente, mais conciso, e que deverá alcançar o Brasil de ponta a ponta. A referência é para esta escola, que pelo próprio título abrangerá o país todo, com unidades de ensino tendo a frente mestres competentes e pondo fim a uma política nefasta de formação de árbitros com raras exceções, nas federações estaduais.
Fim do martírio? (1)
Foi designado como Diretor da Escola Nacional de Árbitros, o professor Sérgio Corrêa da Silva (foto), que espera-se dê um basta no sofrimento que vêm sendo imposto aos clubes, sobretudo aqueles que disputam as competições de ponta do futebol brasileiro, que são vitimados pela avalanche de decisões dos árbitros malformados pelas federações. 
Fim do martírio? (2)
A presença de Corrêa na nominada escola, deve encerrar um ciclo vergonhoso  no País pentacampeão de futebol, que convive há muitos anos com a presença de pessoas na formação de árbitros sem o conhecimento (técnico, tático, físico e psicológico) e das Regras do Jogo de Futebol. A didática empregada nos cursos de formação de importante personagem nas federações estaduais há mais de duas décadas, pode ser observada e dimensionada nas péssimas arbitragens que vivenciamos nos últimos anos na Copa do Brasil e nos campeonatos brasileiros.
Fim do martírio? (3)
Resta saber, se Sérgio Corrêa, terá apoio da direção da CBF e destemor para lancetar esse “tumor maligno”, que esta incrustrado na maioria esmagadora das comissões de arbitragens das federações estaduais, e, por conseguinte, a frente das escolas de arbitragens. Explico: a maioria desses alienígenas que ocupam os cargos acima mencionados, são “apaniguados” dos presidentes dessas federações, e estão lá para “faturarem alguns trocados”. Essa gente que é ignara no setor das arbitragens, na sua maioria nunca apitou sequer uma partida de futebol de conjunto habitacional, não vivenciaram situações reais envolvendo o árbitro no campo de jogo, e, portanto,    não tem o menor comprometimento com a formação e a carreira dos futuros formandos.
Prateleira cheia, qualidade duvidosa
A maioria das federações estaduais está com excesso de árbitros, porém, a qualidade é constantemente questionada. Tenho conhecimento de que há situações  em alguns estados, que as competições realizadas não conseguem absorver o contingente expressivo de apitos. Outrossim, fui informado de que em algumas federações, árbitros e assistentes “brigam” por escalas como um náufrago em alto mar.
Intercâmbio poderia ser a solução
As federações de futebol deveriam aproveitar a crise qualitativa que assola seus quadros de arbitragens, para estimular um intercâmbio de árbitros e assistentes entre as federações e se possível, com os Países Sul-Americanos, objetivando aprimorar e melhorar a qualidade da arbitragem brasileira.
Doce Mendoza, bela aprovação (1)
Foi realizado na cidade de Mendoza (Argentina), no período de 4 a 8 de janeiro deste ano, o Curso de Alto Nível da Fifa para os árbitros pré-selecionados para a Copa do Mundo de 2014. O curso foi comando por  Massimo Busacca, o preparador técnico dos árbitros da entidade que controla o futebol no planeta.
Doce Mendoza, bela aprovação (2)
Via Jornal dos Andes, recebo a doce informação que no teste físico realizado pela entidade internacional, o árbitro Heber Roberto Lopes (Fifa/SC),além de ser aprovado  com êxito no nominado teste, ouviu dos homens fortes da arbitragem da Fifa, que até  abril de 2014, quando será anunciada a lista definitiva dos homens de preto,  todos os  pré-selecionados tem chances de participar da Copa no Brasil. Busacca deixou  claro que o desempenho de cada árbitro e assistente e que irá colocá-lo ou não no Mundial.
Simom e Ruiz são os caras
Perguntei ao meu interlocutor que acompanhou os desdobramentos do evento em Mendoza, como a mídia esportiva Sul-Americana vê a qualidade dos apitos da Conmebol e quais são as perspectivas para a Copa das Confederações e do Mundial.  A resposta  que recebi foi: Carlos Eugênio Simon (Brasil) e Oscar Ruiz (Colômbia), deixaram um patamar em termos qualitativos, que dificilmente  será suplantado por outro árbitro.  Não satisfeito, insisti e quetionei se há alguém na atualidade na Conmebol em termos de arbitragem, que reúne as condições de repetir Carlos Simon e Oscar Ruiz.  O meu interlocutor, pensou e disse:Talvez Heber Roberto Lopes (Brasil) e Wilmar Roldan (Fifa/Colômbia), mas terão que percorrer um longo caminho.
42 anos e ponto final
A Fifa já decidiu e o anúncio virá após a Copa do Mundo de 2014. No Mundial da Rússia em 2018,  a idade limite para árbitros e assistentes  será de 42 anos. Já para a Copa de 2022 no Qatar, a entidade não tem uma posição sobre o assunto, mas há quem defenda a idéia  em Zurique de diminuir  a idade dos homens da latinha para 40 anos.
PS: Começa no final de semana o Campeonato Paranaense e em termos de arbitragem o cenário é desolador. Sem a presença do triunvirato da Fifa, que era composto por Evandro Rogério Romam, Heber Roberto Lopes e Roberto Braatz, o conteúdo qualitativo sofrerá enorme perda e o contingente que há no quadro de árbitros da Federação Paranaense de Futebol, é de qualidade precária.

Um comentário:

  1. Veja os números impressionantes da arbitragem brasileira nas planilhas divulgadas pela CBF.

    http://www.cbf.com.br/Arbitragem/Informa%C3%A7%C3%B5es/Departamento

    No endereço abaixo as normas da Escola Nacional de Arbitragem

    http://imagens.cbf.com.br/201301/443529327.pdf

    ResponderExcluir