domingo, 20 de janeiro de 2013

ENTREVISTA

 Foto: Apito do Bicudo
É uma felicidade muito grande, afirma Wilmar Roldan.

O árbitro Wilmar Roldan (foto-Fifa-Colômbia), acostumado à frase, "o bom árbitro é aquele que você não percebe", assim que foi escolhido o melhor das Américas na modalidade, deixou a timidez de lado e falou sobre sua carreira e da premiação da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). Roldan foi escolhido como o oitavo melhor árbitro do mundo e o melhor da América. A Revista Árbitro do meu amigo José Borda, assim que soube do fato foi ouvi-lo. Confira abaixo a oitiva do indigitado árbitro sobre a premiação, carreira, Copa do Mundo etc.......

Como recebeu um prêmio inusitado a um arbitro tão jovem como você?
R) Com grande felicidade. É um prêmio à perseverança e ao trabalho que venho desenvolvendo. Aproveitei as oportunidades e isso me deixa feliz. É uma vantagem nesta corrida que queria que acabasse, se tudo correr bem, com a indicação em 2014 para apitar a Copa do Mundo no Brasil.

O que você acha que observaram para lhe dar este reconhecimento?
R) Eu tive um excelente ano em 2012. Fui o árbitro da final da Libertadores, participei dos Jogos Olímpicos em Londres, e, por ter o maior número de jogos (onze) apitados na Libertadores, sem problemas e com a presença de observadores com profundo saber nas Regras do Jogo de Futebol, acredito me qualifiquei para receber a premiação da IFFHS.  

Na Colômbia você é muito conceituado. Qual é o segredo?
R) Internacionalmente, venho sendo escalado nos principais eventos. Na Colômbia também sou reconhecido. Das últimas cinco finais fui chamado a dirigir quatro. As coisas estão indo bem. Isto significa que a nossa arbitragem está no caminho certo e que a Comissão de Arbitragem colombiana, age acertadamente nos ensinamentos ministrados.

A sua classificação é a mais importante da América do Sul. Há renovação?
R) Já existe uma nova geração, tem o Carlos Vera e eu. Somos a esteira dos excelentes árbitros, como Oscar Ruiz, que é meu espelho e que atingiu coisas boas. É o momento para os novos apitos.

Como é o caminho de um árbitro para Copa do Mundo?
R) Este é o terceiro ano do processo para o Mundial no Brasil. Na semana passada participei do Curso de Alto Nível da Fifa em Mendoza (Argentina).  Em abril vou ao Paraguai e em maio ao Rio de Janeiro. Daqui serão elegidos os apitos para o Mundial Sub-20 na Turquia, da Copa das Confederações e quiçá do Brasil.

Como é a sua "eliminatória", como se prepara?
R) Temos de estar fisicamente e mentalmente muito bem preparados.  Exigem dos árbitros que eles sejam iguais aos atletas, inteligentes, que saibam ler e levar adiante os jogos, com o menor número de equívocos possível. Além disso, devemos estar atualizados no que a Fifa nos solicita, com experiência no âmbito internacional. Temos que vivenciar futebol vinte e quatro horas por dia.

E como é vivenciar vinte e quatro horas de  futebol?
R) Eu vejo todos os jogos que posso e procuro estar ciente de tudo: jogadores, treinadores, clubes, táticas, estratégias, regulamentos.

Num jogo, quanto vê de futebol e quanto vê do desempenho do árbitro?
R) Cinquenta por cento x cinquenta por cento. Sempre que estou escalado procuro estudar ao máximo todas as nuances da partida que vou dirigir. Qual é o jogador mais habilidoso, qual é o atleta mais pegador, quem são os atletas problemáticos, o comportamento dos membros da área técnica, tudo isso deve ser levado em consideração quando tiver que tomar uma decisão no campo de jogo.
Fonte: José Borda/Revista Árbitros

PS: (1) Enquanto Wilmar Roldan, foi escolhido o melhor árbitro de futebol das Américas e o oitavo melhor do planeta, o futebol brasileiro que atravessa uma crise de qualidade na arbitragem sem precedentes, não conseguiu emplacar  nenhum apito entre os quinze melhores na função.  

PS: (2) Pedro Proença (Fifa/Portugal), que dirigiu a final da Liga dos Campeões da Europa e a final da Eurocopa em 2012, foi laureado como o melhor árbitro de futebol do mundo, pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário