terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Árbitro tem que ter vocação


O ex-árbitro de futebol da Federação Paranaense de Futebol, Rubens Maranho (in memoriam), a quem qualifico como uma das maiores autoridades no assunto arbitragem, quando dirigiu o extinto Departamento de Árbitros da entidade (1982/1985), tinha por hábito realizar reuniões semanais com o quadro de árbitros da entidade.
 
Nas reuniões, Maranho enfatizava que o indivíduo que almejasse laborar na sibilina função de árbitro de futebol, dada a complexidade de ter que interpretar e aplicar as Regras do Jogo de Futebol numa fração de segundos, sem direito a equívocos, tinha que ter tendência, talento, aptidão e, sobretudo, vocação. 
 
O preâmbulo acima me veio a mente em Buenos Aires, quando navegava na internet buscando notícias para esta coluna. Na ocasião, encontrava-me sentado na arquibancada do estádio do Boca Juniors (La Bombonera), onde estive a passeio na semana que passou. 
 
E ao abrir o sítio da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), que está sediada em Nuremberg (Alemanha), deparei-me com o recente ranking daquela entidade reconhecida pela Fifa, que versava sobre os melhores árbitros de futebol do planeta.
 
E ao desnudar a indigitada lista não encontrei nenhum árbitro do futebol brasileiro entre os vinte melhores do mundo. Não acreditei, e decidi ler, rever e trever a lista dos  melhores homens de preto, e, a decepção foi total. Não encontrei ninguém. Por que não há um único nome listado (pela IFFHS) da arbitragem nacional? Resposta: está faltando talento, aptidão e vocação àqueles indicados pelas federações estaduais a Relação Nacional de Árbitros de Futebol (Renaf) da CBF.
 
O ranking divulgado pela IFFHS é para ser meditado com muita acuidade e desvelo pela direção da Confederação Brasileira de Futebol e sua Comissão de Árbitros. A ausência de um membro do quadro nacional de árbitros da CBF na nominada lista me dá uma certeza: Ou rompe-se o modelo arcaico de formação e aprimoramento do árbitro de futebol no país pentacampeão de futebol, e, implementa-se um novo modelo de gestão, em especial aos árbitros pré-selecionados para a Copa de 2014, ou então, nossos apitos serão meros coadjuvantes no próximo Mundial. 
 
PS (1): Wilmar Roldan (Fifa/Colômbia) foi laureado como o melhor árbitro das Américas e o oitavo do mundo. Roldan apita neste meio de semana pela Copa Libertadores da América, a partida LDU/Equador x Grêmio/Brasil. Já Carlos Vera (Fifa/Equador), ficou com a décima quinta posição.

PS (2): Faço o notável registro de que  o Blog Apito do Bicudo, desde a última quinta-feira está linkado com um dos mais conceituados sítios de arbitragem do Brasil. Falo do Voz do Apito (www.vozdoapito.com.br), que tem a direção do jornalista Pedro Paulo. Outrossim, me sinto lisonjeado com a deferência do jornalista em tela, e, por extensão, continuaremos nosso trabalho em benefício do aprimoramento e da melhora da qualidade da arbitragem brasileira, que vivencia momentos  difíceis em termos qualitativos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário