sábado, 2 de março de 2013

Board concorda em ampliar processo de consulta


Board concorda em ampliar processo de consulta
© FIFA.com
Sob a presidência de Campbell Ogilvie, máximo dirigente da Federação Escocesa de Futebol, a International Football Association Board (IFAB) realizou sua Assembleia Geral Anual (AGA) neste sábado, 2 de março, no Hotel Balmoral de Edimburgo.
No Congresso da FIFA de 2011, a IFAB recebeu a solicitação de realizar uma "autorreforma" como parte das propostas de alteração do processo de governança da FIFA. Após esse pedido, ocorreu uma extensa e detalhada revisão, que envolveu as quatro federações de futebol britânicas (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, fundadoras da Board) e a FIFA.
Apesar de a composição da entidade permanecer inalterada, foi acordado que é necessário um maior grau de consultas em relação ao futebol para conformar e melhorar o processo de tomada de decisões, e para proporcionar maior transparência. No último dia 26 de fevereiro, os secretários-gerais das seis confederações que formam a FIFA participaram da apresentação das propostas em Zurique (Suíça), que serão apresentadas no Congresso da FIFA de 2013, a ser realizado entre os próximos dias 30 e 31 de maio nas Ilhas Maurício.
Para ampliar o processo de consulta, a IFAB concordou com a criação de dois comitês consultivos: um Comitê Técnico, composto por especialistas em arbitragem de todo o planeta, e um Comitê de Futebol, formado por aproximadamente 20 ex-jogadores e técnicos, treinadores em atividade e diretores técnicos da FIFPro e das confederações.
Para que haja maior transparência, as propostas também incluem o apoio adicional de uma secretaria executiva, que prestará contas ao secretário-geral da FIFA. Isso significa também que a IFAB terá uma imagem distinta, com uma plataforma externa na internet que detalhe todas as atas, os cronogramas das decisões, o progresso de cada consulta ou projeto-piloto e a argumentação para a rejeição de qualquer proposta.
A IFAB também recebeu um relatório sobre o andamento do projeto da Tecnologia da Linha do Gol (TLG) desde sua histórica decisão de adotá-la em uma reunião especial no dia 5 de julho do ano passado. O encontro deste sábado também definiu que a decisão de permitir a repetição das imagens de incidentes relacionados à linha do gol nas transmissões televisivas e nos telões dos estádios será tomada de forma independente pelos organizadores de cada competição.
Ainda em relação à TLG, a IFAB determinou que os organizadores das competições devem ter autonomia para decidir se querem usar a tecnologia em jogos específicos ou em todas as partidas de um torneio.
Entre os itens da pauta estava também o uso de sistemas eletrônicos de monitoramento de desempenho. A Board se comprometeu em criar um grupo de consulta formado por médicos, técnicos, ex-jogadores e integrantes do Subcomitê Técnico da própria instituição para analisar essa questão mais a fundo.
Em relação às Regras do Jogo, a IFAB aprovou o esclarecimento da redação da Regra 11 –Impedimento e interpretação das Regras do Jogo. A Board reconheceu que a construção da frase "interfering with an opponent/gaining an advantage" ("obstruir um adversário/obter vantagem") não é suficientemente clara. A nova redação aprovada para a regra pode ser encontrada na pauta no FIFA.com (confira a página em inglês indicada abaixo).
Também foram revisados relatórios curtos sobre os árbitros assistentes adicionais e sobre a decisão do ano passado de permitir um período não obrigatório de testes do uso de véus por jogadoras muçulmanas, que diz respeito à Regra 4 – O equipamento dos jogadores. A IFAB reiterou que a decisão final sobre o tema será tomada na AGA de 2014.
Por último, a proposta de revisão da Regra 8 – Início e reinício de jogo (bola ao chão) foi adiada para a realização de consultas adicionais. Uma nova proposta será apresentada na AGA do ano que vem. Também foi acordada a criação de um grupo de trabalho para estudar por completo as Regras do Jogo, esclarecendo-as onde for necessário.
As emendas às Regras do Jogo aprovadas neste sábado pela IFAB entrarão em vigor no próximo dia 1º de julho de 2013.
A 128ª Assembleia Geral Anual da entidade será realizada em Zurique entre 28 de fevereiro e 2 de março de 2014.

2 comentários:

  1. Abaixo as duas entrevistas do ex-presidente da Conaf. Qual delas é a verdadeira prof. Bicudo?

    http://cbn.globoradio.globo.com/programas/quatro-em-campo/2013/02/27/QUAL-E-A-VERDADE-DE-ARISTEU-TAVARES-EX-PRESIDENTE-DA-CONAF.htm

    ENTREVISTA ao Jornal o Popular. Veja depois o dado a CBN

    Há denúncias sobre manipulação?
    Já foi encaminhada denúncia para o Ministério Público, não vou entrar em detalhes. Já existem denúncias, e repito, que foram de cara para o Ministério Público, que é o órgão fiscal da lei. A CBF encaminhou para o órgão próprio. Esperei a coleta de provas, e vou querer acompanhar isso, óbvio. Agora que passou esse período de festas, vou pedir ao Edson (Resende, agora interino na presidência da Comissão de Arbitragem da CBF) para verificar junto ao MP como está isso, se houve uma evolução. Nós temos que acompanhar. É uma obrigação nossa, nós somos fiscais da moralidade da arbitragem nacional. E posso dizer que a CBF tem colocado ferramentas à disposição, inclusive da população, para fiscalizar isso. Esse é nosso objetivo, nossa ansiedade de evitar que isso possa macular a arbitragem nacional.

    O árbitro suspeito foi afastado?
    Continuam trabalhando. A gente monitora, obviamente, mas a princípio não há indício que não permita o trabalho desse profissional. Inclusive algumas denúncias surgiram até de árbitros. Um árbitro disse que ouviu aqui, acolá. Foram encarregadas para o Ministério Público, e a CBF foi alertada.

    ENTREVISTA A RÁDIO CBN (última quarta-feira, já exonerado do cargo)

    Saída
    Pedi exoneração por motivos de ordem particular. Assumi 12 dias depois que meu pai faleceu. Ainda muito entristecido, até hoje a ficha não caiu. O presidente da CBF (José Maria Marin) me convidou para ser o vice-diretor adjunto da Escola Nacional de Árbitros e gostei muito".

    Confirma as denúncias?
    Não, não, não. Acho que o jornalista se equivocou na interpretação do que eu quis dizer, quero crer nisso. Na verdade, eu disse que não tem nenhum tipo de prova, dado, indício, nada com quem quer que seja da relação nacional de árbitros. E aí ele ficou insistindo, perguntando 'E num caso hipotético, o que você faria?'. Aí eu falei 'Num caso hipotético, se não tivermos dados, a denúncia fica vazia. Teria que ter algum indício ou prova que contra-indicasse a continuidade do trabalho desse profissional. Tudo está no campo de uma denúncia pretensamente feita, foi no caso de hipótese.

    Árbitros já falaram sobre suposta manipulação de resultados?
    Que eu saiba, não. Que eu tenha conhecimento de denúncias feitas contra árbitros, não. Eu não tenho conhecimento. Se tem (denúncia), não tenho conhecimento.

    Foi pressionado a retirar o que disse ao jornal?
    Eu sou um cara independente, tranquilo, resolvido, exitoso na Polícia Militar e como árbitro. Eu não aceitaria isso.

    ResponderExcluir
  2. A resposta a esta indagação dada a dubiedade de declarações devria ser respondida pelo próprio Cel. Aristeu Leonardo Tavares. Na recusa do ex-comandante da CA/CBF, penso que a direção da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), deveria vir a público e esclarecer de uma vez por todas o imbróglio. Ficou muito desagradável para tudo e para todos. Principalmente as vésperas da Copa das Confederações e logo a seguir da Copa do Mundo. A Fifa não vê este tipo de atitude com bons olhos.
    Bicudo

    ResponderExcluir