segunda-feira, 4 de março de 2013

Epidemia mortal de incompetência

Felipe Gomes da Silva

Epidemia mortal de incompetência (1)
O Dicionário Aurélio define epidemia como doença que ataca ao mesmo tempo muitas pessoas da mesma terra ou região. Pensei nisso, ontem, observando o desfecho da lamentável arbitragem de Felipe Gomes da Silva (foto/Asp/Fifa/RJ), na partida decisiva do primeiro turno do campeonato paranaense, no estádio do Café, entre Londrina 0 x 1 Coritiba. A certeza que veio a mente, foi a de que os membros do quadro de árbitros da Federação Paranaense de Futebol, estão contaminados pelo virus da incompetência.
Epidemia mortal de incompetência (2)
Incompetência que impede árbitros e assistentes de dicernir adequadamente se foi falta, não foi, se foi pênalti, não foi, se é infração para cartão amarelo ou não. Se está na mesma linha ou não, se está ou não impedido. Incompetência que está disseminada a partir da Comissão de Arbitragem da FPF, que há oito anos consecutivos não consegue revelar um árbitro ou assistente. Incompetência que tomou de assalto Afonso Vitor de Oliveira e seus congêneres, e há cinco anos consecutivos não conseguem indicar um árbitro para o processo pré-seletivo de Asp/Fifa da CBF.
Epidemia mortal de incompetência (3)
Incompetência explicitada na ausência de um projeto de formação de futuros árbitros, visando a substituição de Evandro Rogério Romam, Heber Roberto Lopes e Roberto Braatz junto a Fifa no ano que passou. Incompetência que alijou o futebol paranaense não só do quadro internacional, como também sem opções a curto e médio prazo. Traduzindo: Num único ano por incompetência e falta de planejamento, o setor do apito da FPF perdeu as três vagas no quadro de arbitragem da Fifa, o que configura num inedetismo sem precedentes no futebol brasileiro e quiçá no futebol mundial.
Epidemia mortal de incompetência (4)
Incompetência que não permitiu ao árbitro Felipe Gomes, assinalar pênalti aos dez minutos da primeira fase em desfavor do Coritiba, quando Robinho cortou a trajetória da bola dentro da área penal e o indigitado árbitro nada marcou. Incompetência que se acentuou, quando vários atletas de ambas as equipes, praticaram jogo brusco grave, o que significa utilizar de força bruta e desproporcional em alguns lances, sob os olhares omissos e coniventes de Gomes. Incompetência, acrescentada de uma "pipocada" do citado árbitro, aos quarenta e sete minutos da etapa final, quando o atacante Arthur do Coritiba, foi "trucidado" dentro da área penal e FELIPE GOMES DA SILVA (ASP/FIFA/RJ), mandou seguir o jogo como se nada tivesse acontecido.
Epidemia mortal de incompetência (5)
Incompetência incontrolável, que continuará com o continuísmo de Afonso Vitor de Oliveira a frente da direção dos homens de preto e estará a mostra a partir do próximo final de semana, quando inicia o segundo turno do campeonato paranaense. Pergunto: cadê o presidente da Federação Paranaense de Futebol (FPF) Helio Curi, que a tudo vê e não se manifesta em defesa dos interesses dos clubes filiados a entidade que preside? Onde está Roberto Braatz, eleito presidente da Associação dos Árbitros, com o discurso da mudança e é conhecedor da decadência do futebol do Paraná e, sobretudo, do quadro de árbitros da entidade e nada diz a respeito da catastrófe que está em curso?
Observador ilustre
Pierluigi Collina, foi designado como observador de arbitragem naquele que está sendo denominado o jogo do ano na Europa. Manchester Unidet x Real Madri, na próxima quarta-feira (7 ), competição válida pela Champiosn League, no Old Trafford. Um enquete realizada no final de semana com possíveis árbitros deste choque, apontou que muitos irão transpirar frio antes de entrar no campo de jogo.
Lista definitiva da Fifa
Sites e comentaristas de arbitragens de diferentes regiões do planeta, elucubram e divulgam a cada semana que passa, diferentes listas dos prováveis árbitros e assistentes que poderão ser escolhidos pela Fifa, para a Copa de 2014 no Brasil. Questionado sobre o tema durante a 127ª reunião do International Board no último sábado (2 ), em Edimburgo (Escócia), Joseph Blatter, presidente da Fifa, afirmou: Estamos buscando e observando minuciosamente os melhores na modalidade, mas a decisão só virá em março do ano que vem. Traduzindo: Ninguém está assegurado.
Heber apita no México
Desprezado pela Federação Paranaense de Futebol, o árbitro Heber Roberto Lopes (Fifa/SC), foi escalado pela Conmebol na quinta-feira (7), para apitar Toluca (México) x Barcelona (Equador), competição da Taça Libertadores da América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário