sexta-feira, 15 de março de 2013

Escolhido por exclusão


Evandro Rogério Romam, optou pela política a frente da secretaria Especial de Esportes do governo do Paraná. Heber Roberto Lopes, incompreendido e sem apoio da Comissão de Arbitragem da Federação Paranaense de Futebol (FPF), puxou o carro e foi apitar em Santa Catarina. Lá obteve novamente o reconhecimento de extraordinário árbitro que sempre foi, e, também recuperou sua vaga no processo pré-seletivo para a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.
Tanto é verdade que, desde que anunciou sua saída da Federação Paranaense de Futebol, o indigitado árbitro é constantemente escalado pela Comissão de Arbitragem da Conmebol. No próximo dia 4 de abril, Heber participa de mais um Curso de Alto Nível da Fifa, em Assunção.
Curso que terá a presença da elite da arbitragem mundial, como Massimo Bussaca, o preparador técnico dos homens de preto da Fifa, do PhD do apito, Carlos Alarcón, o mais longevo membro do Comitê de Arbitragem da entidade que controla o futebol no planeta e presidente da Comissão de Arbitragem da Conmebol. Já Roberto Braatz, o melhor assistente brasileiro ao lado de Altemir Hausmann, parou por ter atingindo a idade limite de 45 anos imposta pela Fifa.
Sem Romam, Heber e Braatz, e sem um projeto de renovação no quadro de árbitros da FPF nos últimos anos, a Comissão de Arbitragem da Casa Gêneris Calvo, no ano em curso vem fazendo das tripas o coração, para equacionar a epidemia mortal de incompetência, que atinge o setor de arbitragem do Paraná e acredito deve estar contando os dias que faltam para terminar o atual campeonato paranaense.
Como Afonso Vitor de Oliveira não conseguiu revelar um único árbitro desde que assumiu o comando da confraria do apito paranaense, e não conseguiu indicar um único árbitro para o processo pré-seletivo de Asp/Fifa da CBF, em 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013, não me surpreendi com a indicação de Fabio Filippus, para dirigir o clássico do domingo na Vila Capanema, entre Paraná Clube x Atlético/PR.
Sobretudo, após os lamentáveis episódios ocorridos na partida Londrina 0 x 1 Coritiba, na decisão do primeiro turno do atual campeonato, quando a arbitragem foi o centro das atenções e os erros crassos de interpretação e aplicação das Regras de Futebol, foram o foco da mídia esportiva paranaense e, por conseguinte, da nacional.

2 comentários:

  1. Sr. Bicudo, colunista tendencioso e que não relata a verdade.
    http://www.vozdoapito.com.br/afonso-vitor-de-oliveira-fala-com-exclusividade-ao-voz-do-apito.php

    ResponderExcluir
  2. Criticar faz parte, às vezes necessário, mas quando o trabalho é bem feito deve ser reconhecido e elogiado. O Sr. Fabio Filipus fez uma excelente arbitragem hoje, controlou bem a partida.

    ResponderExcluir