sexta-feira, 19 de abril de 2013

Busacca: "Uniformidade e constância para o futuro"


Busacca: "Uniformidade e constância para o futuro"



© FIFA.com
A sede da FIFA em Zurique recebeu árbitros e assistentes da UEFA para um intenso seminário entre 16 e 19 de abril. O evento foi um marco para os profissionais que querem participar da Copa do Mundo da FIFA 2014 e se seguiu aos recentes workshops da CONCACAF e da CONMEBOL. Juízes e auxiliares da AFC, OFC e CAF também terão os seus respectivos seminários na próxima quinzena.
O chefe de arbitragem da FIFA, Massimo Busacca, conceituado ex-árbitro com participação na Copa do Mundo da FIFA, coordenou o seminário europeu, que contou com diversas sessões teóricas e práticas. Um evento semelhante em Zurique já tinha sido realizado em setembro do ano passado, e os trabalhos desta semana foram uma continuação.
Algumas das principais áreas trabalhadas foram a proteção dos jogadores e da imagem do futebol; constância e uniformidade; compreensão do futebol de uma perspectiva técnica e tática; e entendimento de uma série de mentalidades de jogadores e equipes.
Nas palavras de Busacca, embora a UEFA esteja trabalhando atualmente com 19 árbitros e 57 auxiliares, ainda há espaço para outros chegarem à lista definitiva do Brasil 2014. "Como uma seleção, estamos trabalhando há quase dois anos," destaca. "Queremos dar uma mensagem clara: a lista está aberta. Um árbitro pode hoje não ter as qualidades que estamos procurando, mas talvez ele as tenha amanhã."
"Desta forma, árbitros fora da lista atual devem continuar motivados, sabendo que ainda poderão participar da competição. Estamos funcionando como um time de futebol. Agora estamos nas eliminatórias, e ainda não sabemos quem estará no nosso plantel final da Copa do Mundo."
Busacca afirma que o próximo passo na formação da turma de 2014 é construir um nível de uniformidade e constância quanto às decisões tomadas em campo. "Estamos buscando uniformidade e constância para o futuro, esta é a chave para nós," diz o suíço. "É importante assistir às eliminatórias, a jogos de campeonatos nacionais, e tentar ver quem tem uma boa abordagem tática durante o jogo. Os árbitros que entenderem serão os que poderão participar de grandes competições. Estes são os nossos próximos passos."
Um dos principais componentes do seminário desta semana foi o fair play — mais especificamente, a proteção dos jogadores e da imagem do futebol. E Busacca se esforça para ressaltar a importância desse aspecto rumo ao Brasil 2014. "Para mim, é uma das mensagens mais importantes que temos para dar para ao mundo e aos jogadores," diz. "Vamos para o Brasil, um dos países mais famosos e importantes do mundo do futebol. Precisamos de fair play, precisamos de respeito."
"Os árbitros enfrentam situações que ocorrem em menos de um segundo. Às vezes eles não têm o ângulo certo, e por isso é importante cooperar. Os jogadores precisam entender que o futebol é algo para aproveitar, não para destruir. Às vezes, para o árbitro, se não houver fair play, vai ser muito difícil tomar a decisão certa."
Outro pilar importante do seminário foi a compreensão de diferentes mentalidades. Para Busacca, os árbitros só poderão desenvolver esse aspecto se, assim como jogadores e técnicos, também "comerem a bola". "É assim que os árbitros vão entender as diferentes mentalidades do futebol. Assistindo a vídeos e compreendendo as diferenças."
"Neste seminário, tivemos sessões teóricas nas quais assistimos a vídeos de situações de diferentes confederações. Temos de entender cada uma, seja África, Ásia ou América Central, porque assim os árbitros não vão esperar o inesperado. É preciso conhecer as diferentes culturas, tanto quanto possível. É muito importante."
Busacca diz que há também um forte foco em posicionamento, já que os torneios da FIFA atualmente não contam com juízes de linha. "Nos concentramos bastante em posicionamento neste momento," afirma. "Um árbitro bem posicionado é capaz de se antecipar e ter uma melhor compreensão do que acontece na zona cinzenta, na grande área e geralmente nas partes do campo que são muito difíceis de ver. Com todo este treinamento, acho que os atuais quatro árbitros podem ver mais coisas."
Um sistema para verificar se a bola cruzou a linha do gol será usado pela primeira vez na Copa do Mundo da FIFA no ano que vem, e Busacca elogia a decisão. "É claro que a tecnologia da linha do gol é muito importante", destaca. "Na última Copa do Mundo da FIFA, tivemos uma situação em que a bola passou da linha em cerca de 50 centímetros. Com esta tecnologia, os árbitros podem se concentrar em outras áreas delicadas, como impedimentos. É um importante mecanismo de apoio."
"Fizemos alguns testes reais na Copa do Mundo de Clubes da FIFA, em dezembro. Não tivemos nenhuma situação clara, mas o sistema funcionou muito bem, e tenho certeza de que será extremamente benéfico no futuro."
Busacca reconhece que várias áreas da arbitragem podem ser reforçadas e diz que a FIFA está trabalhando bastante nesse sentido. "A compreensão do jogo e a abordagem tática podem ser aprimoradas", ressalta. "É claro que não podemos eliminar todos os erros, mas podemos fazer o possível para reduzi-los. Somos humanos, e por isso sempre cometeremos erros."
"Aqui estamos proporcionando uma abordagem tática, concentrando em posicionamento, e mandando uma mensagem clara aos jogadores: com a ajuda do fair play, podemos reduzir a quantidade de erros, o que é o nosso objetivo. Esse é o nosso dever, e espero que a mensagem seja clara para todos."


Dr. Nicolas Leoz ao centro de azul ladeado pelo Dr.Carlos Alarcón
à esquerda e
Masimo Busacca à direita

                                    Árbitros da Conmebol que participaram do seminário da Fifa em Assunção

 PS: O mesmo programa aplicado aos árbitros pré-selecionados para a Copa das Confederações em 2013 e do Mundial de 2014,  no seminário da  Fifa em Zurique, foi ministrado aos árbitros da Conmebol em Assunção (Paraguai), no período de 8 a 12 deste mês. Além do programa idêntico, o seminário da   Conmebol teve a  presença do chefe dos homens de preto da Fifa, Masimo Busacca, do mais longevo membro da Comissão de Arbitragem da Fifa, Dr. Carlos Alarcón, do Instrutor Fifa Oscar Ruiz e do eminente presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol e membro do Comitê da Fifa, Dr. Nicolás Leoz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário