domingo, 14 de abril de 2013

Notícias do apito


                      Bicudo e Simon, em recente encontro em Porto Alegre.

Tecnologia de excelência (1)
A GoalControl, foi a empresa escolhida pela Fifa para fornecer a parafernália eletrônica que indicará se a bola ultrapassou ou não a linha do gol na Copa das Confederações. Se as coisas acontecerem de acordo com o estabelecido, a mesma empresa disponibilizará o equipamento da tecnologia na linha do gol, na Copa do Mundo
Tecnologia de excelência (2)
A GoalControl utiliza câmeras que acompanham a bola. Ela distribui sete câmeras para cada gol nas coberturas dos estádios. Cada uma tem um computador, que localiza aonde a bola está – e manda para um software central. Mais de 400 imagens por segundo em 3-D são captadas. Não há nenhuma restrição no jeito como a tecnologia é produzida e o barateamento do sistema, segundo fontes ligadas ao GoalControl, é questão de tempo.
A FIFA confirmou a nomeação da GoalControl como fornecedora oficial.
                                
Tecnologia de excelência (3)
De acordo com informações da própria Fifa, a escolhida GoalControl é a tecnologia que melhor se adapta às condições dos estádios e do clima do Brasil. O único detalhe que precisa ser equacionado entre as partes são os testes de instalação em cada um dos estádios da Copa das Confederações.
Anaf não é omissa (1)
Em correspondência eletrônica encaminhada a este colunista, o presidente da Associação Nacional de Árbitros de Futebol (Anaf), Marco Antonio Martins, rebateu com veemência os argumentos de alguns segmentos dos homens de preto, que reclamam da omissão da entidade, no que tange a reivindicação da aplicação da inflação, de 5.84%, referente a 2012, nas taxas e diárias da Copa do Brasil deste ano.
Anaf não é omissa (2).
O repasse do percentual inflacionário acima mencionado, nas taxas e diárias na Copa do Brasil do ano em curso, foi solicitado a CBF em janeiro de 2013, através do Ofício nº 001/2013, mas a direção da entidade que comanda o futebol brasileiro não concordou com o repasse.
Anaf não é omissa (3)
Diante da negativa da CBF, Martins explicou que a Anaf esgotou os mecanismos que possuía na reivindicação em tela, e agora caberá a categoria dos árbitros que compõe a Relação Nacional de Árbitros de Futebol (Renaf), apontar um norte à diretoria na Assembléia Geral da entidade, que ocorre nos dias 3 e 4 de maio próximo, na cidade de Recife.
Anaf não é omissa (4)
No e-mail, Martins afirma que a atual diretoria da Anaf, recebeu uma entidade em “frangalhos”, sem sede, sem dinheiro, sem telefone, sem conta bancária, sem patrocínio, e após um trabalho incansável dos seus pares de diretoria, a imagem da entidade que preside, foi recuperada junto aos diversos segmentos dos futebol brasileiro. (Árbitros, clubes, imprensa, atletas, federações estaduais, CBF, empresários e o Congresso Nacional).
Árbitros comparecerão?
Diante das declarações do presidente da Anaf, só resta uma alternativa aos árbitros e assistentes do quadro nacional da CBF: Comparecer em número expressivo a Assembléia Geral em Recife, e estabelecer uma pauta de reivindicação, ou então calar-se. Porque quem não participa, depois não tem direito de reclamar
A luta pela profissionalização continua
Perguntado sobre o Projeto 6405/2002, que normatiza a profissionalização do árbitro de futebol no Brasil, Marco Antonio Martins afirmou que vem travando uma batalha e acompanha diariamente cada movimento do nominado projeto, desde que assumiu a Anaf, mas tem enfrentado inúmeros óbices.
Chamem o Ciro (1)
Daqui a distância dou um testemunho e uma sugestão. A direção da Anaf, sob o comando de Martins, vem cumprindo rigorosamente sua missão, e não lembro de a confraria do apito brasileiro ter tido um grupo com tamanha disposição para lutar em benefício de melhorias aos homens da latinha. Agora, a sugestão: Convoquem e ouçam Ciro Camargo, presidente do Sindicato dos Árbitros de Futebol do Rio Grande do Sul (Safergs).
Chamem o Ciro (2)
Dinâmico, empreendedor, honesto, amigo, Ciro Camargo, é uma liderança expressiva que não pode ser esquecida no Sul do País. Tenho certeza que se for chamado para colaborar a apresentar idéias e sugestões para o aprimoramento, crescimento da Anaf e da arbitragem brasileira, Camargo responderá positivamente.
Chamem o Ciro (3)
A arbitragem brasileira, às vésperas da Copa das Confederações e do Mundo no ano que vem, precisa de um choque de gestão a partir da entidade de classe que representa os árbitros de futebol, objetivando exibir ao planeta, que aqui no Brasil temos o melhor árbitro de futebol do mundo.
Simon no documentário da Fifa
Carlos Eugênio Simon, o maior árbitro do futebol brasileiro de todos os tempos, foi escolhido pela Fifa, para falar sobre arbitragem e a Copa do Mundo no Brasil, em 2014. O vídeo tem duração de vinte e seis minutos, no idioma inglês e mostra o País pentacampeão da bola e suas diversidades do Oiapoque ao Chuí. Em tempo: O vídeo já foi visto em 189 países.
Ad argumentandum tantum: Me perguntam, qual é a solução para mudar o quadro de letargia e anomia que vicejam no futebol paranaense, sobretudo, na Comissão de Arbitragem. Respondo: Mudar a indigitada comissão na sua essência, ou então, os árbitros de futebol do Paraná, desaparecerão do cenário nacional em curto espaço de tempo.

2 comentários:

  1. Chamem o Ciro, que aí ele vai acabar com a ANAF assim como está fazendo com o Safergs. Pergunte pra qualquer árbitro em atividade no RS que ele vai confirmar isso. Sua administração é um desastre!

    ResponderExcluir
  2. Choque de gestão com o Ciro. Dinâmico, empreendedor? Tá de brincadeira! O descontentamento aqui no sul é geral com a administração dele. Ele simplesmente virou as costas pros árbitros, gosta muito é de aparecer na mídia. Ano após ano, os uniformes chegam em conta-gotas, os árbitros não recebem uniforme de manga longa pra trabalharem no inverno, os rádios só foram comprados após muita pressão dos árbitros, pois só em 2013 a receita com a publicidade no uniforme gerou mais de R$ 500 mil aos cofres do Safergs.

    ResponderExcluir