segunda-feira, 6 de maio de 2013

Arbitragem reformulada

Fotos: Divulgação
 1ª Damir Skomina - 2ª Howard Webb - 3ª Cuneyt Cakir - 4ª Wilmar Roldán
Uma semana após o encerramento da Copa do Mundo na África do Sul, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou que mudanças significativas iriam ocorrer na arbitragem em termos de composição da Comissão de Árbitros da entidade, na preparação dos homens de preto para o mundial de 2014 no Brasil, e, possivelmente a introdução da tecnologia para auxiliar a arbitragem a dirimir dúvidas que não fossem captadas pelo campo visual do árbitro e assistentes.

 Arbitragem reformulada (2)

A preparação dos árbitros que era comandada pelo ex-árbitro Fifa, José Garcia Aranda, foi entregue ao ex-árbitro Fifa, Massimo Busacca. Busacca vem desenvolvendo um notável trabalho de aprimoramento no quadro de arbitragem da Fifa como nunca se viu. Além da preparação técnica, física, tática, psicológica e social, Busacca, exibe um vídeo nos seminários, palestras e congressos da Fifa aos árbitros pré-selecionados para a Copa do Mundo de 2014, onde é elencado que não basta dizer que é árbitro da Fifa. Nesse vídeo, o árbitro fica sabendo o que é ser um Fifa e o que a entidade mundial espera dele no cumprimento das Regras de Futebol.

 Arbitragem reformulada (3)

No comando da Comissão de Arbitragem, a Fifa manteve o espanhol Angel Maria Villar, que é presidente da Federação de Futebol da Espanha, mas, trocou a maioria dos componentes com algumas exceções, entre elas a manutenção do Dr. Carlos Alarcón, que é presidente da Comissão de Árbitros da Conmebol. Acrescente-se ainda que Busacca, cercou-se de ex-árbitros com notório conhecimento sobre as regras e iniciou um rigoroso processo de seleção de árbitros e assistentes para as competições da Fifa.

 Arbitragem reformulada (4)

Na tecnologia, a Fifa já definiu que Goalcontrol será a responsável na Copa das Confederações e se aprovada 100%, a mesma empresa será a responsável pela eletrônica na arbitragem na Copa do Mundo de 2014. A Goalcontrol venceu suas concorrentes, porque nos testes realizados em fevereiro do ano em curso, em Dusseldorf e Gelsenkirchen (Alemanha), o seu sistema mostrou-se eficaz e atendeu todas as demandas da Fifa.  A tecnologia da nominada empresa, informa o árbitro em menos de um segundo via um recpetor, que fica instalado no interior de um relógio especial, no pulso do homem do apito, se a bola ultrapassou ou não a linha de meta na sua plenitude. Além da tecnologia, se a Fifa não mudar de ideia, teremos a participação dos (AA) árbitros adicionais postados atrás da meta como auxílio  à arbitragem.

Arbitragem reformulada (5)

A última etapa da reformulação no apito, poderá ser observada na indicação dos árbitros e assistentes para a Copa das Confederações este ano, mas sobretudo no Mundial do ano que vem. No que concerne aos apitos, apesar de não admitir publicamente, a entidade internacional trabalha com oito nomes os quais considera top de linha. Howard Webb (Inglaterra), Pedro Proença (Portugal), Ravshan Irmatov (Uzbequistão) -  revelação da Copa na África do Sul, Viktor Kassai (Hungria), Cuneit Cakir (Turquia), Bjorg Kuipers (Holanda), Damir Skomina (Eslovênia) e Wilmar Roldán (Colômbia). O Sul-Americano Roldán, figura na lista da IFFHS como o sexto melhor árbitro do planeta.

Merk é contra

O ex-árbitro Markus Merk, considerado o melhor na função pelos alemaẽs, dissse em Berlim (Alemanha), que é contrário a implementação dos (AA) árbitros adicionais atrás das metas como quer Michel Platini e mais recentemente a Fifa. Para o odontólogo Merk, ao invés desse experimento, a entidade deveria aprimorar a formação do árbitro de futebol, estudar a  personalidade do homem de preto mais amiúde, explorar suas qualidades, objetivando reduzir os erros de interpretação e aplicação das Regras de Futebol, no campo de jogo.

Raio-X da arbitragem

O único jogo do Campeonato Paranaense este ano, que não teve erros primários da arbitragem, foi Coritiba x Paraná Clube, no segundo turno, dirigido pelo árbitro Rafael Traci. Nos demais jogos, o desenvolvimento da confraria do apito paranaense foi lastimável. No clássico do domingo que passou, Atlético/PR 2 x 2 Coritiba,  na Vila Olímpica do Boqueirão, Edivaldo Elias da Silva, com muita cuidado e agindo em alguns momentos como "psicólogo", fez uma boa arbitragem.

Irresponsabilidade

Numa falha imperdoável do quarto árbitro e do delegado da partida, o diretor do Clube Atlético Paranaense, Antonio Lopes,  circulou durante vários minutos na pista do estádio Érton Coelho Queiroz, no Atletiba, sem ser incomodado. A informação é de que o indigitado dirigente não estava inscrito na súmula. Portanto, não poderia estar ali onde estava. Uma das missões precípuas do quarto árbitro, diz a Fifa, é observar minuciosamente as condições de segurança do estádio onde se realiza a partida. No Manual Sinais de Trânsito do árbitro de Futebol - há duas páginas (19 e 20), que versam sobre os procedimentos que deve tomar o quarto árbitro antes, durante e após jogo, visando a segurança dos membros da arbitragem e dos atletas. Já imaginaram  se um tresloucado invadisse o campo de jogo, o que teria acontecido?  Este fato atesta de forma irretocável, que a arbitragem do futebol paranaense, além de vivenciar uma decadência sem precedentes no quesito interpretação e aplicação das regras, é omissa no quesito da sua própria segurança.

PS: Ao longo do transcurso do Campeonato Brasileiro deste ano, os árbitros da Federação Paranaense de Futebol, que compõe a Renaf - Relação Nacional de Árbitros de Futebol da CBF, irão sentir na pele com quantos paus se faz uma canoa. Sem um projeto de formação e  requalificação no setor do apito e, por consequência, sem árbitro com qualificação para apitar na Série A, restará aos homens de preto da Casa Gêneris Calvo, algumas partidas da Série B, C e D. E como consolo final, realizar um treinamento de "excelência", visando como levantar adequadamente a plaqueta indicando as substituições e os acréscimos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário