segunda-feira, 13 de maio de 2013

Notícias do apito

Fairplay (1)
Preservar a imagem do futebol e dos artistas do espetáculo, os (atletas) - é a determinação da Fifa, desde  os seus primórdios.  Mas após a instituição do dia do Fairplay, em 3 de setembro de 1997, a entidade vem incrementando essa criação e delegou poderes para sua manutenção, ao personagem principal de uma partida de futebol, que é o árbitro, o guardião das Regras de Futebol.
Fairplay (2)
Nos próximos dias, os atletas e os árbitros que participarão da Copa das Confederações e as seleções classificadas para a Copa do Mundo de 2014, receberão palestras dos instrutores da entidade que controla o futebol no planeta, no sentido de valorizarem o espetáculo de futebol e também a transformá-lo num espetáculo de entretenimento.
Fairplay (3)
No que tange a arbitragem, a Fifa de posse de estudos técnicos, vai solicitar aos homens de preto muita atenção e rigor na aplicação do  (Fairplay), jogo limpo. A “quantidade descomunal de faltas” e o constante trilar do apito fracionando as partidas efetivadas no futebol brasileiro, chegaram aos olhos da Fifa, que não admite publicamente, porém, não gostou do que viu. Em tempo: A Fifa quer que os árbitros tenham discernimento  no momento em que há um contato físico e se esse contato foi ou não faltoso. Angel Vilar, o presidente da Comitê de árbitros, foi claro: O bom árbitro deixa o jogo fluir.  
Fairplay (4)
A exibição de um vídeo da Super Taça Européia, entre Milan x Porto, disputada em 2009, deverá ser utilizada como modelo de jogo limpo e espírito de desportividade, e, de como o árbitro deve proceder de forma equânime, para possibilitar o desenvolvimento natural de um jogo de futebol, somente interferindo para cumprimento das regras e, sobretudo, do seu espírito, que é punir o infrator.
Olho vivo no Brasileirão (1)
Um  contingente expressivo do staff da Fifa já está no Brasil, e nas próximas horas aporta em solo brasileiro, o núcleo da arbitragem, que já definiu os nomes dos árbitros e assistentes, que atuarão na Copa das Confederações. Essa gente, vai observar cuidadosamente as primeiras rodadas do Brasileirão/2013, que começa no próximo dia 26, e, principalmente, o desempenho da confraria do apito brasileiro nas primeiras rodadas.
Olho vivo no Brasileirão (2)
Os homens que comandam a arbitragem da entidade internacional, embora saibam das peculiaridades de cada País, tem conhecimento da dicotomia de regras que são aplicadas no campo de jogo pelos apitos brasileiros, e as dificuldades que esse tipo de situação estabelece no decorrer das partidas subsequentes, já que, ficou comprovado em várias competições que cada árbitro impõe as suas regras.
Ricci no Mundial Sub-20
Foto: Divulgação
Informações dão conta de que, o árbitro Sandro Meira Ricci (foto/Fifa/PE), pré-selecionado para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil, foi convocado para o Mundial sub-20, que acontecerá na Turquia a partir de junho próximo. É um ótimo Know how para o indigitado apito, que sairá de lá fortalecido para brigar por uma vaga na Copa do Mundo do ano que vem. 
Aonde vai o dinheiro dos árbitros?
A cada jogo de futebol profissional no Brasil é descontado do árbitro, dos assistentes e do quarto árbitro, 11% do INSS, 5% do imposto sobre serviço e 5% para associações e sindicatos de árbitros.  Além do exposto, toda vez que a taxa do homem de preto atingir de R$ 2.563.00 até R$ 4.225.00, o imposto de renda chega firme com uma tabela, que inicia em 15% e termina em 27.5%.  Pergunto: Quem monitora esse montante e o que é feito com os 5%, que são repassados aos sindicatos e associações? Com todo esse dinheiro rolando por aí, por que a arbitragem no Brasil ainda é precária?
Conspiração contra o presidente
Quando assumiu o comando da (Anaf) - Associação Nacional de Árbitros de Futebol, Marco Antonio Martins, encontrou uma entidade sem telefone, sem conta bancária, sem sede, sem móveis, sem patrocínio, ou seja, falida. Atualmente,  a Anaf tem tudo que não tinha, recuperou sua autoestima e credibilidade junto aos árbitros, perante os dirigentes do futebol brasileiro, incluindo a CBF, imprensa e no Congresso Nacional. Resultado: Tem gente descontente com Martins e sua cúpula diretiva.  Quais são os motivos? Resposta: É a "tchurma"  que está prestes a atingir o final de carreira e quer por quer uma "boquinha".
Raio - X da arbitragem (1)
Terminou no domingo que passou, o sofrimento aviltante imposto pelos árbitros escalados por Afonso Vitor de Oliveira e seus congêneres no Campeonato Paranaense do ano em curso. Sofrimento que vitimou dirigentes, atletas, imprensa e o torcedor do futebol do Estado do Paraná. Explico: Ao longo de trinta e três anos vivenciando a nominada competição, não lembro de uma temporada com tamanha sequência de erros de interpretação e aplicação das Regras de Futebol, pelos homens do apito da Casa Gêneris Calvo.  Um mar de incompetência tomou de assalto a comissão de árbitros e, por consequência, a arbitragem.
Raio - X da arbitragem (2)
Nesse mar de incompetência, a atuação do árbitro Adriano Milczvski e seus assistentes, na finalíssima entre Coritba 3 x 1 Atlético/PR,  foi uma ilhota de equilíbrio, o que salvou a "pele" daqueles que laboraram na competição em tela. Se os apitadores da Federação Paranaense de Futebol, que compõe o quadro nacional, repetirem as deficiências exibidas em âmbito estadual nas partidas do Campeonato Brasileiro, vai faltar espaço no "freezer" da CA/CBF.


Nenhum comentário:

Postar um comentário