segunda-feira, 20 de maio de 2013

Notícias do apito

 Foto: Apito do Bicudo

Anaf desembarca em Brasília(1)
Liderados pela Anaf – (Associação Nacional de Árbitros de Futebol), uma Comissão de Sindicatos de Árbitros de Futebol, desembarca em Brasília nesta segunda-feira (20), e, durante dois dias, vai tratar da aprovação do Projeto de Lei 6405/02 e seus apensos, que versa sobre a profissionalização da arbitragem. O presidente da Anaf, Marco Antônio Martins, afirmou que está confiante na aprovação da matéria, mas salienta que é preciso mobilizar a categoria para sensibilizar os Senadores quanto à relevância do assunto. A mobilização liderada pela Anaf pretende visitar os parlamentares, especialmente os senadores que fazem parte da Comissão de Assuntos Sociais, onde tramita a regulamentação da profissão.
Anaf desembarca em Brasília (2)
Confirmaram presença no evento na capital federal, os sindicatos dos árbitros de futebol de Pernambuco, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia, Minas Gerais e o Distrito Federal. Os sindicatos dos estados aqui nominados, são os únicos no que concerne aos homens de preto, que possuem o Certificado de Registro Sindical - (Carta Sindical). E, portanto, com assento nas discussões sindicais junto ao ministério do Trabalho e Emprego. O Projeto de Lei, que trata sobre a regulamentação do árbitro de futebol, foi aprovado inicialmente no Senado da República. Ao passar pela Câmara dos Deputados, foram feitas alterações no projeto original.
Anaf desembarca em Brasília (3)
O presidente da Anaf, solicitou aos presidentes de sindicatos empenho perante os senadores dos seus estados de origem, objetivando convencê-los a aprovar o indigitado projeto nas próximas semanas, propiciando um exemplo para o restante do planeta, que estará com suas atenções direcionadas para o Brasil, durante a Copa das Confederações.
Luta comovente (1)
Massimo Busacca, o chefe de arbitragem da Fifa, chega ao Rio de Janeiro para a Copa das Confederações nos próximos dias. No dia 25, Bussaca e o staff que cuida dos homens de preto da Fifa, iniciam um seminário com todos os árbitros e assistentes pré-selecionados para a Copa das Confederações, no Brasil. O nominado seminário ocorrerá no período de 25 a 31 de maio próximo. Aqui um detalhe: Heber Roberto Lopes (Foto/Fifa/SC), desprezado pelo futebol paranaense e acolhido pela Federação Catarinense de Futebol, é um dos privilegiados que participará desse seminário.
Luta comovente (2)
A convocação de Lopes para participar do seminário em tela por Busacca, é um prêmio a disciplina, ao caráter, a persistência e, sobretudo, ao extraordinário profissional que o futebol do Paraná um dia desprezou, e hoje está inserido no processo para quem sabe em 2014, participar do seleto grupo de apitadores, que irão atuar no Mundial no País pentacampeão de futebol. Parabéns, presidente Delfim de Pádua Peixoto, o homem que observou e valorizou o que a Federação Paranaense de Futebol não enxergou e não valorizou.
Uma demanda inconsistente (1)
Um árbitro do futebol paranaense, adotando um entendimento próprio, procurou o judiciário trabalhista visando obter uma sentença que desqualifique as entidades de futebol do mundo quanto aos enquadramentos de cada um, tendo-se como conclusão que é do seu desejo, que prevaleça a isonomia entre todos, isso é, cada árbitro será idêntico ao outro dentro da respectiva entidade.
Uma demanda inconsistente (2)
Porém, fácil é de entender que a categoria de árbitros de futebol, tem opção já tradicional de qualificar cada qual em razão de sua competência no desempenho das funções, nunca se recusando a levar aquele que se destaca a um posto mais significativo. Sucede, assim, que é das entidades o direito de escalonar os árbitro que atuam no seus quadros. Sem que isso represente possível discriminação e natureza técnica. Para concluir, que a ascensão do quadro de arbitragem depende de uma avaliação técnica para o seu acolhimento, da mesma forma como todas as demais profissões regulamentadas, os candidatos se submetem aos tradicionais vestibulares.
Talentos da crônica
Um momento daqueles que criticam e elogiam o futebol paranaense e brasileiro, tanto no seu aspecto técnico quanto a capacidade dos cartolas, sem tirar os méritos dos demais, Augusto Mafuz, Airton cordeiro e Carneiro Neto vertem nos seus escritos, o suficiente para revelar a verdade do futebol no Brasil, e dos fatos que nos mesmos ocorrem. Uma trempe valiosa e sobretudo inteligente.
Fifa aponta dois grupos (1)
Enquanto um grupo de árbitros estará laborando na Copa das Confederações a partir do dia 13 de junho próximo, um outro, se deslocará para a Turquia, que se localiza na Ásia Menor, onde será realizado a partir de 21 de junho, o Mundial Sub-20. Os apitos designados pela Fifa para essa competição, é formado por Antonio Arias (Paraguai), Carlos Vera (Equador), Cuneit Cakir (Turquia), Damir Skomina (Eslovênia), Nicola Rizzoli (Itália), Sandro Ricci (Brasil), Peter O’ Leary (Nova Zelândia), Sthephane Lannoy (França) e Vitor Kassai (Hungria).
Fifa aponta dois grupos (2)
Por consequência, o Comitê de Arbitragem da Fifa também se desdobrará em duas partes, e, por extensão, os observadores de arbitragem da entidade internacional. Dessas duas competições, cada uma com dez árbitros, Busacca, após análise minuciosa deverá definir o time titular que vai gerir os destinos dos denominados clássicos do futebol mundial, na Copa que será realizada em solo brasileiro.
Código de conduta (1)
Os árbitros que irão laborar na Copa das Confederações, serão orientados a tomar medidas enérgicas contra qualquer ato de racismo ou de violência, dentro do campo de jogo ou nas arquibancadas, que ocorrer durante a competição. Joseph Blatter, o mandachuva do futebol mundial, afirmou que o futebol é o maior jogo do planeta. Mas necessita sempre que todos ajudem a manter essa grandeza.
Código de conduta (2)
Na opinião de Blatter, as Regras de Futebol são simples e fáceis de aprender. Aprendê-las, ajuda a entender melhor as partidas e, sobretudo, as tomadas de decisões da arbitragem. Inclusive os atletas, devem estudar as leis do jogo e praticar o Fairplay.
PS: Ad argumentandum tantum: Carlos Eugênio Simon, o árbitro mais laureado da história da arbitragem brasileira, foi convidado para o encontro com os senadores em Brasília?

Nenhum comentário:

Postar um comentário